Notícias

Sondagem mostra Construção Civil desaquecida em 2013

A Construção Civil do DF não tem apresentado bom desempenho em 2013. Os dados da Sondagem Indústria da Construção Civil, levantamento realizado pela Fibra, em parceria com o Sinduscon-DF e com a CNI, sugerem a continuidade de desaquecimento do setor. Em março, o nível de atividade situou-se em 45,7 pontos, permanecendo abaixo da linha divisória dos 50 pontos pelo segundo mês consecutivo.

Os outros dois indicadores verificados pela pesquisa também seguem abaixo dos 50 pontos. O indicador do nível de atividade em relação ao usual (uma comparação a iguais meses de anos anteriores) ficou em 43,6 pontos; e, em decorrência do quadro atual que o setor enfrenta, o indicador acerca do número de empregados também aparece em queda, ao registrar 45,6 pontos no período.

Além do cenário atual assinalado pelos entrevistados, percebe-se que nem mesmo o pacote de obras anunciado recentemente pelo GDF foi o suficiente para mudar as expectativas dos empresários quanto ao futuro. Os quase R$ 2 bilhões que serão gastos em 184 obras de pequeno e médio porte na capital federal – investimento considerado imediato pelo governo - por meio do Acelera DF, não parece que irá impulsionar o crescimento da Construção Civil.

Embora ainda otimistas em relação aos próximos seis meses, os empresários estão reavaliando suas perspectivas. O indicador mais impactado foi o de nível de atividade, que passou de 65,1 pontos em março, para 58,6 pontos em abril. Outro indicador revisto foi o de compras de insumos e matérias-primas, que saiu dos 61,9 pontos para 57,4 pontos, na mesma comparação.

Principais problemas

Os empresários parecem preocupados com a “competição acirrada de mercado” (46,5%). O item desbancou a “elevada carga tributária” (44,2%) e aparece em primeiro lugar no ranking dos principais problemas enfrentados pelo setor.

Outra dificuldade elencada pelos empresários foi a “falta de capital de giro” (27,7%). Este quesito saltou da 10ª posição no ranking no último trimestre de 2012 para a 5ª posição no primeiro trimestre de 2013. 

Suzana Leite 
Assessoria de Imprensa
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)