Notícias

Brasília e Miami estreitam relacionamento comercial

O presidente da Fibra, Antônio Rocha, recebeu, nesta segunda-feira (13/5), a missão da Greater Miami Chamber (Câmera de Comércio de Miami). Esta foi a primeira vez que representantes da Câmera visitaram a Capital Federal, após passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Goiânia. “Nosso objetivo é entender as peculiaridades da economia do Distrito Federal e conhecer as oportunidades de negócios existentes na região”, explicou Liana Ventura, vice-presidente Senior da International Business & Leadership Program.

A Greater Miami Chamber é a primeira e maior organização empresarial do sul da Flórida. A base de membros da Câmara, composta, principalmente por médias e pequenas empresas, alcança cerca de 400 mil pessoas. “São empresas focadas na área de serviços, em sua maioria, e que têm o objetivo de explorar o mercado externo, fazendo parcerias com empresas que estejam em expansão”, disse Liana Ventura, na ocasião. E completou. “Coletivamente, podemos fazer o que nenhuma organização, indivíduo ou empresa pode conseguir simplesmente por conta própria”, frisou.

“Com a economia dos Estados Unidos em crise, percebe-se a necessidade da busca de novos mercados consumidores e o Brasil está em voga, uma vez que tem apresentado economia sob controle e, claro, em função dos grandes eventos que se aproximam, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”, disse o presidente, Antônio Rocha.

Ainda segundo Rocha, Brasília e Miami têm um relacionamento comercial em franca expansão, com crescimento na pauta de exportações e importações. “Assim, essas missões só vêm para agregar valor e gerar grandes oportunidades para as duas cidades em questão”, afirmou o presidente da Fibra.

Para subsidiar os empresários americanos presentes, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Apolinário Rebelo, e o assessor especial da Fibra, Diones Cerqueira, fizeram apresentações acerca da privilegiada geografia do DF, do perfil de sua população e, ainda, sobre os dados econômicos que asseguram Brasília como uma cidade com os maiores índices de crescimento do País.  

Os empresários mostraram-se bastante interessados nos incentivos para investimento praticados na Capital Federal, como o Pró-DF e as linhas de financiamento, como o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), por exemplo. “Basta abrir uma representação no DF e ter um CNPJ local para beneficiar-se dos nossos programas e linhas de crédito”, explicou Apolinário.

A proposta é estreitar ainda mais o relacionamento entre Miami e o DF. Para tanto, Antônio Rocha recebeu o convite de, num futuro próximo, levar uma comitiva de empresários à Miami para conhecer, in loco, as oportunidades de negócios.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)