Notícias

Fibra recebe 10º reunião da regional Centro-Oeste do Coema

Coema22082013 1A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) foi sede na última quinta-feira (22/8), da 10ª reunião da regional Centro-Norte do Conselho Temático de Meio Ambiente (Coema) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O encontro teve a participação de representantes de 11 estados e do Distrito Federal, que tiveram a oportunidade de debater temas como a compensação ambiental e a gestão de resíduos sólidos.

Representando o presidente da Fibra, Antônio Rocha, o 1º vice-presidente da casa, José Luiz Fernandez abriu os trabalhos da reunião, reforçando a importância do debate sobre o meio-ambiente no contexto industrial. "As políticas de meio-ambiente são reconhecidamente grande desafio para a sociedade e para a indústria, sendo fundamentais fóruns de discussão como este, que permitem a busca de soluções e de oportunidade no contexto dos recurso ambientais que nos cercam, sempre em busca do desenvolvimento sustentável", frisou Fernandez.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão, apresentou a proposta de compensação ambiental que está em fase de execução no Distrito Federal. Para a compensação florestal, a secretaria avalia a área onde será instalado o empreendimento. Para cada árvore nativa derrubada, a empresa responsável deve plantar 30 outras como compensação. No caso de plantas exóticas, a compensação é na razão de uma para 10. Para o secretário a "compensação ambiental nada mais é que o pagamento dos serviços prestados pela natureza".

O diretor de Assuntos de Meio Ambiente da Fibra, Dario Clementino, citou em sua fala os desafios do setor industrial brasileiro e o quanto os temas ambientais influenciam na competitividade da indústria. "Nesse contexto, com o objetivo de debater e propor estratégias relacionadas com as macro questões de interesse do setor industrial, na área ambiental, o Conselho Nacional de Meio Ambiente da CNI vem se reunindo há mais de oito anos."

Participaram também das discussões Shelley Carneiro, Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, o promotor de Justiça, Roberto Carlos Batista, o presidente do Insituto Brasília Ambiental, Nilton Reis, o secretário da comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa do DF, Fábio Fuzeira. Também fizeram exposições aos presentes a professora da UnB, Raquel Blumenschein e o empresário Marco Aurélio Gonçalves Branco, da Caenge Ambiental.

Coema22082013 2

Nilson Carvalho - texto e fotografia

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal - Fibra