Notícias

ICEI-DF fica na casa dos 50 pontos em setembro

ICEIDFRecuos nos índices de Condições Atuais e de Expectativas levaram o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (ICEI-DF), ao limiar dos 50 pontos no mês de outubro. O dado é resultado de pesquisa realizada entre 1º e 11 de outubro pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ao cair 3,1 pontos em relação a setembro, o ICEI-DF instalou-se no centro do índice, que vai de 0 a 100 pontos. Números acima de 50 pontos indicam empresários confiantes e números abaixo de 50 pontos mostram falta de confiança.

Composição do ICEI-DF

O índice de Condições Atuais registrou 42,2 pontos, 2,7 pontos abaixo do número de setembro. Este índice é composto de dois indicadores. Em um, o empresário aponta como estão as condições atuais da empresa e no outro indica o que pensa sobre a economia do DF atualmente. Em ambos os índices foram registrados recuo, mantendo o marcador de Condições Atuais abaixo da linha divisória dos 50 pontos pelo oitavo mês consecutivo.

Com o quadro de Condições Atuais apontando cenário negativo por um período tão longo, o industrial demonstrou piora nas perspectivas para o setor quando questionado sobre expectativas para os próximos seis meses. No indicador Expectativa, o empresário também opina sobre o tema no contexto da própria empresa e da economia do DF. Nos dois índices também houve recuo, resultando em piora no índice, que marcou 53,9 pontos em relação aos 57,1 pontos de setembro.

A série histórica do ICEI-DF pode ser baixada neste link.

 

Nilson Carvalho  

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal - Fibra