Notícias

PDA da Fibra atendeu 260 empresários no Edital 2012/13

PDACom o curso "Como pagar menos tributos?", ministrado pela consultora Lucilene Faria Rosa nos últimos dias 29 e 30 de outubro, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), encerrou as atividades do Edital 2012/2013.

O curso (foto) foi aplicado atendendo demanda do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF), e aconteceu no auditório da entidade. Durante as aulas, a consultora expôs aos participantes as diferenças entre as alternativas de tributação federal, permitindo que os empresários tenham mais embasamento ao buscar a opção menos onerosa.SergioAlmeidaSindigrafPDA

Durante o curso, Rosa defendeu a simplificação do sistema tributário brasileiro e a redução da carga de impostos, pontos fundamentais para o aumento da competitividade da indústria brasileira, mas reforçou a importância do empresário conhecer mais sobre o tema para reduzir custos. "Ao buscar mais informações sobre o sistema tributário, o empresário consegue enfrentar menos burocracia e reduzir a carga que paga em impostos", afirmou Rosa.

Balanço

O Edital 2012/2013 atraiu para as ações promovidas 260 líderes sindicais e empresários. Este número deixou evidente o alto nível de valorização demonstrado pelo industrial e pelos sindicatos ao PDA, evidenciando a importância do programa no contexto do desenvolvimento sindical e das empresas.

Entre os meses de setembro de 2012 e outubro de 2013, foram realizadas pelo programa 11 ações gratuitas, entre palestras, cursos, oficinas e mesas redondas. As ações envolviam temas diversos da rotina sindical e da indústria. Foram palestras sobre comunicação digital, oficinas sobre gestão, arrecadação, uma mesa redonda sobre associativismo e cursos tributários e trabalhistas, ministrados por consultores especializados.

Walid Sariedine, Diretor de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho da Fibra, reforçou a importância do trabalho da Fibra, em especial dos profissionais que compõem a equipe técnica da diretoria, na disseminação dos projetos do PDA desde 2008. "Durante esses cinco anos houve mobilização constante junto aos líderes sindicais e empresários da indústria no intuito de motivá-los a participar das atividades e hoje a entidade começa colher os frutos com grande participação do público alvo nas ações realizadas no decorrer de 2013", afirmou Sariedine.

Manual de Orientação Sindical

A Fibra, através da Diretoria de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho, atenta às demandas por informações dos industriais e dos sindicatos, publicou no final do mês de outubro o primeiro volume do Manual de Orientação Sindical e Trabalhista, com foco na negociação coletiva de trabalho, de nome "A Súmula 277 do TST e a ultratividade face às negociações coletivas".

O manual é o produto final do projeto inovador executado pela Fibra e subsidia os sindicatos filiados de informações sobre o tema. A publicação surgiu a partir da reformulação da Súmula 277 do Tribunal Superior do Trabalho, que prevê que as convenções e acordos coletivos de trabalho passam a ter continuidade automática se não forem renegociadas, modificadas ou suprimidas a cada exercício.

O projeto teve como base um estudo sobre o futuro das negociações coletivas e o cenário para o processo negocial em 2013, face ao impacto da Súmula 277 nas relações de trabalho. Paralelamente ao estudo, foi realizada ação preventiva junto aos sindicatos para negociação das convenções coletivas de trabalho.

Os interessados em uma cópia do manual podem retirar um exemplar na sede do sindicato representativo do segmento, a partir da segunda quinzena de novembro, ou fazer o download e a leitura da publicação clicando aqui.

O PDA

O Programa de Desenvolvimento Associativo é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria promovida pela Federação das Indústrias do DF que visa fortalecer os sindicatos e aproximá-los ainda mais das empresas, de modo a ampliar a representatividade e a sustentabilidade sindical.

O Edital 2014/2015 começa as ações para os sindicatos e para os empresários em fevereiro do próximo ano. Mais informações sobre o projeto podem ser conseguidas na Assessoria de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho, no telefone 3362-6115.

Nilson Carvalho 

Assessoria de Imprensa
Fotografia: Sérgio Almeida
Federação das Indústrias do Distrito Federal - Fibra