Notícias

Empresários já podem aderir ao Ideas Industrial

ProtocoloIDEAS28012014NilsonCarvalho SiteA Casa da Indústria do DF sediou, nesta terça-feira (28/1), cerimônia que deu início à entrega de projetos de adesão ao novo programa de financiamento para o desenvolvimento econômico e sustentável do GDF, o Ideas Industrial. "Pleito antigo da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o Ideas trata-se de um marco para todo o setor produtivo da capital federal, em especial para o setor fabril brasiliense", ressalta o presidente da Fibra, Antônio Rocha. Até a próxima sexta-feira (31/1), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SDE) funcionará em esquema de plantão, até às 19h, para atender aos primeiros empresários interessados.

Sancionado em 17 de janeiro do ano passado também na sede da Fibra, o Ideas consiste no financiamento de até 13% do faturamento bruto mensal da empresa industrial, com juros de 1,2% ao ano, pelo prazo de até 360 meses. Além disso, para minimizar o problema das garantias, o programa prevê aplicação de 10% do valor de cada parcela por igual prazo, sendo percentual corrigido conforme indicador estabelecido pelo agente financeiro, no caso, o BRB.

"Lembro-me do Proin, primeiro programa de incentivos fiscais e econômicos para atrair empreendimentos produtivos no DF, criado ainda em 1988, escrito nessa Casa. Depois de outros programas de incentivo como este, fazia-se necessária a construção de um novo sistema de financiamento que permitisse a continuidade e desse suporte à competitividade das empresas do DF, com foco na segurança jurídica importantíssima para quem quer investir", disse o secretário de Estado de Fazenda, Adonias dos Reis Santiago.

A afirmação do secretário de Fazenda é corroborada pelos empresários. Gilberto Rossi, empresário do setor metalomecânico do DF, disse, na ocasião, que "sem um programa de incentivo, não há competitividade". Ele defende que o Ideas "ajudará na manutenção das empresas no DF, colaborando com o desenvolvimento econômico, com a criação de empregos e com o pagamento de impostos".

Já Flávio Grillo, do setor de alimentação brasiliense, falou sobre as expectativas quanto ao Ideas. "Depois de todos os debates, que não foram poucos, e da certeza de o governo ter trabalhado lado a lado com o setor produtivo, o otimismo voltou a imperar e as expectativas são as melhores possíveis", disse.

Em seu discurso, o secretário da SDE, Hermano Carvalho, disse sobre o Ideas é resultado do compromisso político firmado com as empresas do DF. "Queremos competitividade para as empresas da capital federal. Por isso, precisamos estar cada dia mais unidos e nosso fórum é esta Casa, a Fibra, a casa do setor produtivo", ressaltou Hermano.

Os modelos de projeto para empresas interessadas no benefício podem ser encontrados no site da Secretaria de Desenvolvimento, por meio do endereço eletrônico: www.sde.df.gov.br

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Distrito Federal - Fibra