Notícias

Empresa do DF ganha Prêmio Nacional de Inovação

PremioNacionalInovacaoOs onze projetos campeões do Prêmio Nacional de Inovação foram anunciados em cerimônia na noite desta terça-feira (13), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Brasília. O Rio Grande do Sul levou quatro prêmios, seguido de São Paulo (3), Distrito Federal (1), Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (1) e Santa Catarina (1).

Brasília foi representada no Prêmio pela Wise Tecnologia, com o projeto Inovawise, que foi o campeão na categoria Gestão da Inovação, em empresas de médio porte. Segundo uma das sócias da Wise e diretora de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Suely Maria Silva, o projeto busca criar espaços dentro da empresa para fomentar a inovação. "O InovaWise busca desenvolver a cultura de inovação em toda a empresa, por meio da colaboração coletiva de colaboradores, clientes e fornecedores, transformando ideias em produtos, serviços e formas de gestão", frisou Suely.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, ressaltou a importância de a inovação fazer parte do cotidiano das empresas. "Cada vez mais a gente tem sentido que competitividade da indústria brasileira passa pelo investimento em inovação. E nosso objetivo precisa fazer com que esse investimento se torne parte da estratégia de crescimento das empresas", destacou.

O diretor presidente do Sebrae, Luiz Barreto, reforçou esse objetivo comum das duas instituições. "A inovação é uma agenda fundamental para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. E o programa Agente Local de Inovação é a contribuição do Sebrae para inserir melhorias em produtos, processos e serviços oferecidos pelas empresas", disse Barreto.

Nessa edição, o Prêmio teve recorde de inscrições: 2.022. Desse total, 32 projetos foram finalistas. Todos os representantes das empresas vencedoras participarão de cursos de educação executiva em escola de negócio. Os de empresa de pequeno porte também ganharão missão técnica internacional em país de referência em inovação. Já os primeiros lugares em "Gestão da Inovação" recebem, juntos, R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação para o desenvolvimento de projetos.

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela CNI e o Sebrae, com apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Texto: Rafael Monaco/Portal da Indústria - CNI, com informações da assessoria de imprensa da Fibra
Foto: José Paulo Lacerda/CNI