Notícias

Confiança na indústria é a menor desde 2009

ICEIDFPesquisa realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que o industrial brasiliense está com a confiança abalada. O Índice de Confiança do Empresário industrial (ICEI) ficou em 47,7 pontos em maio, ante 51,1 pontos registrados em abril. Esta é a segunda vez que o índice fica abaixo da linha divisória dos 50 pontos, desde o início da série histórica, iniciada em 2009.

A falta de confiança do empresário reflete as preocupações referentes às Condições atuais, que fechou o mês em 39,3 pontos. A queda do indicador decorreu principalmente da piora da percepção do entrevistado em relação à Economia do DF (33,7 pontos) e, ainda, em relação à própria empresa (42,6 pontos).

De acordo com o levantamento, as expectativas do industrial brasiliense no curto prazo tiveram queda de 4,1 pontos – passando de 56,1 pontos em abril para 52 pontos em maio, contudo, ainda figurando no acima da casa dos 50 pontos, o que indica confiança em relação ao futuro.

Há cautela por parte do setor quanto às perspectivas referentes à Economia local (45,5 pontos), mas nota-se boas expectativas em relação aos negócios (55,9 pontos).

Segundo técnicos da Fibra, constata-se que o ICEI-DF acompanha o movimento de queda registrada nas demais capitais da Federação. O ICEI Nacional ficou em 48 pontos na mesma base de comparação. Este foi o segundo mês consecutivo em que o índice revelou a falta de confiança do empresário da indústria do País. Em abril, o ICEI Nacional havia caído para 49,2 pontos.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (Fibra)