Notícias
Indústria debate plano de governo de Jofran Frejat
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 15 Outubro 2014 13:00

"No dia 1º de janeiro de 2015, eu vou acabar com a Agefis". A promessa de campanha foi feita hoje pela manhã, pelo postulante ao Buriti, Jofran Frejat (PR), no 'Encontro com Candidatos ao Governo do Distrito Federal – A Indústria em Foco', realizado pela Fibra. Ainda sobre a Agência de Fiscalização do DF, Frejat disse que a solução será repassar a atribuição do órgão para as Administrações das diversas RA's. "Nós temos que resolver essa questão. Para isso, vamos colocar em cada administração pessoas concursadas e sérias, como engenheiros, arquitetos, para fazer esse trabalho. Porque a situação de Taguatinga é diferente da situação de Por do Sol e é a administração quem deve decidir qual decisão tomar", explicou. Amanhã, será a vez de os empresários da indústria local ouvirem o plano de governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), às 9h, no auditório do 3º andar, do edifício-sede do Sistema Fibra.
O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, abriu o evento. Na oportunidade, o anfitrião falou que a 'Casa da Indústria pretende participar ativamente da formação de políticas públicas que interessam o setor'. Durante seu discurso, Jamal citou o Ideas Industrial, programa de financiamento com vistas ao desenvolvimento econômico sustentável, dedicado à indústria, que teve importante papel da Fibra para a sua criação. Além disso, Jamal aproveitou o momento para abordar temas relevantes para o setor, como a pontualidade nos pagamentos de contratos feitos com o governo local, por exemplo.
"A indústria precisa de um tratamento particular e especial por parte do Estado, pois detém um papel importante na promoção do desenvolvimento, no aumento da riqueza e no nível de vida dos cidadãos", disse o presidente.Na ocasião, o público presente pode assistir a um vídeo sobre temas prioritários e as propostas de ações estratégicas para o desenvolvimento da indústria local nos próximos anos. O vídeo é um resumo da publicação a Pauta da Indústria, produzida pela Fibra e dirigida especialmente àqueles que ocuparão os cargos dos poderes Executivo e Legislativo a partir de 2015. A publicação trata sobre temas como Política Industrial e Regulação Econômica; Tributação; Relações do Trabalho; Infraestrutura; Inovação; e Meio Ambiente.
A programação do evento contou com uma explanação feita pelo candidato acerca de suas propostas para o desenvolvimento da indústria e da economia local. Em sequencia, os empresários presentes ao Encontro puderam dirigir suas perguntas por escrito.
"Brasília hoje está travada, porque não há incentivos para a indústria desenvolver o seu potencial. Se nós não permitimos ao industrial que ele faça seu trabalho, gerando renda, emprego e tributo, o Estado não tem condições de dar continuidade ao seu próprio trabalho. O Estado não gera riqueza. O Estado administra riqueza", ressaltou Frejat.
Durante a sabatina, o candidato respondeu a perguntas sobre temas diversos, como tributação, compras governamentais, modelo de fiscalização, incentivo para as Micro e Pequenas Empresas (MPE's), licenças de funcionamento, mobilidade, entre outros.
"Eu vou ouvir os senhores, podem ficar bem tranquilos", finalizou o candidato.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: suzana.leite@sistemafibra.org.br
Fotos: Nilson Carvalho