Notícias

Sindiveste recebe palestra sobre legislação trabalhista

O evento, que foi direcionado apenas aos empresários do setor, contou com a presença da consultora da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Cely Soares, que chamou bastante atenção para a quantidade de normas trabalhistas na legislação brasileira. Ela diz que isso é um grave problema para o desenvolvimento do segmento industrial no país, uma vez que há, ao menos, 458 delas só até 2014.

“O empresário precisa conhecer, entender e aplicar essas normas. Trata-se de um processo burocrático e oneroso, que desestimula o empresário. A lei atual é retrógada e pouco flexível. Por isso, os encontros como o de hoje são importantes”, destaca Cely.

A iniciativa foi uma parceria entre a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), com o sindicato, a CNI e o Sebrae. O encontro teve como objetivo promover o associativismo no setor de vestuário e esclarecer as dúvidas dos empresários sobre tudo que envolve os direitos e deveres do empresário quando a questão é trabalhista.

O diretor de Assuntos do Desenvolvimento Sindical e Relação do Trabalho da Fibra, Fernando Japiassu, que esteve no encontro, ressalta que a lei trabalhista atual é antiga e já não atende as demandas do mercado. “A realidade trabalhista do país mudou muito desde a década de 40, quando a CLT foi criada. Para que o país gere empregos é preciso atualizar a legislação a fim de deixar o Brasil mais atrativo para investidores e empreendedores”, aponta Japiassu.

A busca pelo apoderamento destas e de outras questões relacionadas a legislação motivaram a empresária Maria do Socorro a buscar a palestra, nesta terça. “Nós, empresários, temos muito foco na gestão e deixamos de lado a rotina trabalhista. Por isso, é importante participar das ações propostas pelo PDA, pois assim não ficamos desatualizados”, comenta.

Diálogo entre empresários e o sindicato

Segundo a presidente do sindicato, Walquiria Pereira Aires, o DF possui, atualmente, uma média de 1,6 mil empresas de vestuário, sendo quase todas de micro e pequeno porte. Ela também defende a continuidade de iniciativas como a realizada na sede da entidade para promover a democratização das informações entre as empresas sobre as relações trabalhistas.

A consultora da CNI Cely Soares lembra que os empresários devem enxergar no sindicato e na Fibra um aliado na busca por um melhor entendimento sobre a legislação trabalhista e todas as suas normas e súmulas. “O associativismo aumenta a preparação do empresário para evitar processos trabalhistas. Iniciativas como essa fortalece o setor”, defende.

Sindiveste recebe palestra sobre legislação trabalhista

Conheça aqui as demais atividades do PDA. Mais informações no telefone: 3362-6115.

Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefone: 3362-6127
Foto: Glaucya Braga