Notícias
Fibra e Boeing Brazil identificam oportunidades de parceria
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 16 Março 2015 12:30
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) iniciou, nesta segunda-feira (16/3), diálogo com a empresa Boeing Brazil - maior empresa aeroespacial do mundo e líder de fabricação de aviões comerciais e de sistemas de defesa, espaço e segurança. O primeiro encontro entre as instituições reuniu o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, a presidente da Boeing América Latina, Donna Hrinak, o diretor da Boeing Brazil, Glaucio Mancini, entre outros executivos. A proposta é conhecer as expertises do Sistema Fibra e da Boeing e descobrir oportunidades de parcerias nas áreas de educação e tecnologia.
Durante a reunião, o assessor especial da presidência, Diones Cerqueira, fez uma apresentação institucional, com informações referentes ao Sistema Fibra, que compreende os braços Sesi, Senai e IEL, além de dados da indústria local. “Aqui no DF, somos 7,3 mil empresas industriais, com participação de 9% do PIB do DF, empregando cerca de 140 mil pessoas”, disse.
Os executivos da Boeing puderam conhecer os produtos e serviços oferecidos pelo Sesi e Senai-DF e, ainda, identificar as áreas similares para cooperação entre o Sistema e a própria empresa. “Temos quatro áreas de atuação no Brasil. Drones, biocombustíveis, engenharia aeroportuária e TI (segurança cibernética). Não há carreiras no Brasil em segurança cibernética, por exemplo. O Senai pode ser um parceiro neste sentido”, ressaltou Glaucio Mancini.
Segundo Donna Hrinak, a Boeing abriu um escritório no Brasil, em 2011, iniciando um novo ciclo no relacionamento que começou anos atrás, com a entrega dos caças F4B-4 para o governo brasileiro. A Boeing fez sua primeira entrega de avião comercial para o Brasil em 1960. “Sempre vimos o Brasil como um bom mercado, mas nunca o vimos como centros de pesquisa, como o temos visto agora”, comentou Donna, que é responsável pelo desenvolvimento e implementação da estratégia da Boeing no Brasil.
“Até o momento, a Boeing estabeleceu escritórios em São Paulo, Brasília e São José dos Campos. A Boeing está comprometida em expandir sua presença no Brasil, por meio da participação na indústria, pesquisa e desenvolvimento, e envolvimento com a comunidade”, complementou.
O presidente da Fibra, por sua vez, ressaltou as particularidades de Brasília e as oportunidades de negócio atreladas à cidade. “Estamos falando de uma região privilegiada. Temos uma população de renda elevada, com grande potencial de consumo. O nível educacional dos moradores da cidade também está acima da média do País. A localização do DF é excelente, uma vez que estamos no centro do Brasil. Temos, ainda, a proximidade ao governo federal, grande cliente da indústria brasiliense. Isso tudo encurta o tempo burocrático, facilita a tomada de decisões e possibilita parcerias”, disse Jamal.
Donna reiterou que a Boeing é uma das maiores empresas do mundo, mas tem pouca participação na América Latina. “Quero deixar claro que não viemos para competir com a Embraer. Somos colaboradores. Nosso foco é investir em pesquisa e tecnologia e essa é, apenas, a primeira reunião entre a Boeing e a Fibra. Vejo boas possibilidades de parceria”, finalizou.
Um segundo encontro já foi marcado. Desta vez, reunirá técnicos de ambas as instituições para iniciar o estudo e sinalizar parcerias entre as partes.
Suzana Leite
Assessora de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: suzana.leite@sistemafibra.org.br
Foto: Glaucya Braga