Notícias

Brasília recebe a 15ª edição do Encontro Nacional de Empresas Juniores

ENEJ BRasíliaMais de 2,5 mil empresários juniores de 21 estados estão em Brasília para participar da 15ª edição do Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ). O evento, que tem apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), oferece aos empreendedores palestras, workshops, minicursos, entre outras atividades que contribuem para o aperfeiçoamento profissional e experiência de mercado.

A ideia do evento é abordar o mercado de uma forma diferente, trazendo para os debates a importância de temas como economia colaborativa, economia criativa, movimento maker e espaços de coworking. O encontro deste ano tem como tema “Verás que o filho teu não foge à luta” e tem como missão despertar nos participantes o desejo por buscar ideias inovadoras para superar os percalços do atual cenário econômico nacional.

Para participar do encontro, os empresários precisam, necessariamente, estar matriculados em alguma instituição de ensino superior e compor uma empresa júnior. Dentro desta realidade, a estudante Rita de Cássia Ramos, explica que no ENEJ ela consegue compartilhar ideias e fazer contatos. “Somos agentes de transformação. Eu acredito no meu país e no meu potencial, busco contatos com pessoas que pensam assim”, diz.

“O ENEJ vem para captar os ideias e colocar as soluções em pauta. Os jovens podemos ser protagonistas da mudança e não se abater com os desafios causados pelas crises política e financeiras. O encontro alia teoria, prática e vivencia de mercado e oferece a todos competitividade”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Victor Casagrande.

O espírito disseminado no encontro reflete o norte que o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, tem dando ao setor industrial no DF. “É importante apoiar o desenvolvimento de empresas e ideias inovadoras. O DF tem todas as condições, recursos e mão de obra especializada para desenvolver um mercado promissor quando o assunto é inovação e tecnologia”, comenta. “Toda expertise do Sistema Fibra está disponível para fomentar esse tipo de iniciativa”, completa Jamal.

O subsecretário de Empreendedorismo, Thiago Jarjour, ressalta ainda que é importante disseminar esse tipo de movimento para a sociedade para criar alternativas de desenvolvimento de uma economia forte. “O governo acredita na força empreendedora da juventude, por isso, apoia o evento e outras atividades parecidas. Temos que encorajar os jovens a se tornar empreendedoras, quanto mais cedo elas o forem, melhor”, ressalta.

O ENEJ termina nesta segunda-feira (17/8). Mais informações sobre o evento no site: enej15.com.br.

Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238