Notícias
Brasília recebe a 15ª edição do Encontro Nacional de Empresas Juniores
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 14 Agosto 2015 20:56
Mais de 2,5 mil empresários juniores de 21 estados estão em Brasília para participar da 15ª edição do Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ). O evento, que tem apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), oferece aos empreendedores palestras, workshops, minicursos, entre outras atividades que contribuem para o aperfeiçoamento profissional e experiência de mercado.
A ideia do evento é abordar o mercado de uma forma diferente, trazendo para os debates a importância de temas como economia colaborativa, economia criativa, movimento maker e espaços de coworking. O encontro deste ano tem como tema “Verás que o filho teu não foge à luta” e tem como missão despertar nos participantes o desejo por buscar ideias inovadoras para superar os percalços do atual cenário econômico nacional.
Para participar do encontro, os empresários precisam, necessariamente, estar matriculados em alguma instituição de ensino superior e compor uma empresa júnior. Dentro desta realidade, a estudante Rita de Cássia Ramos, explica que no ENEJ ela consegue compartilhar ideias e fazer contatos. “Somos agentes de transformação. Eu acredito no meu país e no meu potencial, busco contatos com pessoas que pensam assim”, diz.
“O ENEJ vem para captar os ideias e colocar as soluções em pauta. Os jovens podemos ser protagonistas da mudança e não se abater com os desafios causados pelas crises política e financeiras. O encontro alia teoria, prática e vivencia de mercado e oferece a todos competitividade”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Victor Casagrande.
O espírito disseminado no encontro reflete o norte que o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, tem dando ao setor industrial no DF. “É importante apoiar o desenvolvimento de empresas e ideias inovadoras. O DF tem todas as condições, recursos e mão de obra especializada para desenvolver um mercado promissor quando o assunto é inovação e tecnologia”, comenta. “Toda expertise do Sistema Fibra está disponível para fomentar esse tipo de iniciativa”, completa Jamal.
O subsecretário de Empreendedorismo, Thiago Jarjour, ressalta ainda que é importante disseminar esse tipo de movimento para a sociedade para criar alternativas de desenvolvimento de uma economia forte. “O governo acredita na força empreendedora da juventude, por isso, apoia o evento e outras atividades parecidas. Temos que encorajar os jovens a se tornar empreendedoras, quanto mais cedo elas o forem, melhor”, ressalta.
O ENEJ termina nesta segunda-feira (17/8). Mais informações sobre o evento no site: enej15.com.br.
Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238