IEL-DF realiza atualização para a nova versão da ISO 9001
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 26 Agosto 2016 16:28
As empresas que buscam ampliar competitividade e veem a necessidade de melhora dos resultados para impulsionar os negócios, buscam as Normas Regulamentadoras ISO 9001, como padrão para uma gestão de qualidade. Em busca de orientar as empresas quanto à interpretação dos requisitos que regem estas Normas, o Instituo Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) realizou uma capacitação de 24 horas/aula de 22 a 24 de agosto, de 9 às 18h, no edifício-sede da Fibra, no SIA.
Tendo em vista a revisão da ABNT NBR ISO 9001:2008, que deu origem à versão 2015, a capacitação abordou, em especial, a interpretação das alterações e das recentes normas inseridas na regulamentação. “Essas capacitações são muito enriquecedoras, pois nós precisamos ter a visão e a interpretação que os auditores dos organismos certificadores têm sobre cada item. As Normas são muito genéricas e esta é uma ótima oportunidade para sanar as dúvidas com quem fiscaliza”, completa a diretora da Isa Consultoria, Isabela Ribeiro.
O consultor Juliano Araújo Otero, engenheiro formado pela Universidade de Brasília (UnB), teve participação na elaboração da versão 2015 da ISO 9001, por meio da regional Centro-Oeste do Comitê Brasileiro CB 2015 e fala com propriedade sobre a importância da atualização. “Nesta nova versão, houve uma atualização de filosofia, pois na versão anterior, deixava margem para que o foco do sistema de gestão da qualidade fosse dado em cima da documentação e ficasse na responsabilidade do representante da direção da empresa”, destaca ele, que ressalta, ainda, que na nova versão não há mais obrigatoriedade dos procedimentos documentados, ficando a critério da empresa o que é ou não necessário, deixando em foco o resultado dos processos. “No dia a dia da empresa durante a auditoria, o foco não será mais o documento apresentado, mas sim o resultado do processo implementado”, completa.
Os participantes ainda foram orientados quanto à renovação do Certificado da ISO na versão 2008, que deverá ser feita até setembro de 2018, três anos após a publicação da nova versão. “O ideal é que dentro desse prazo a empresa se organize, identifique as lacunas que existem em relação a versão 2015 para complementar, de uma maneira planejada, para que o sistema continue em funcionamento de uma forma consistente”, ressalta Otero.
Além da atualização quanto à nova versão da Norma, a capacitação tratou da auditoria interna, focado no objetivo de oferecer aos participantes uma bagagem teórica sobre como funciona o processo de uma auditoria interna, capacitando-os para se tornarem futuros auditores.
Juliano ressalta que para uma pessoa ser auditor interno, são necessárias habilidades como técnicas de auditoria e uma série de características pessoais que refletem no bom andamento da auditoria, como: profissionalismo, pois irá trabalhar informações de confiabilidade; cuidado, pois irá trabalhar com avaliação de pessoas; ética, e objetivo naquilo que está analisando.
Atuações
O IEL-DF, em suas diversas atribuições, possui o Núcleo de Desenvolvimento de Carreira, em que presta serviços de consultoria e treinamento nas mais diversas áreas técnicas, contribuindo para o desenvolvimento da gestão de uma empresa, auxiliando no desempenho e na maior competitividade empresarial.
Por meio de palestras, consultorias, workshop, cursos e capacitações, o IEL busca o aperfeiçoamento do conhecimento dos empresários e colaboradores. Essas ações são executadas por consultores e instrutores de alta capacidade profissional, que, por meio do vasto conhecimento, oferecem soluções práticas, seguras e eficazes ao desenvolvimento organizacional e têm o objetivo de desenvolver competências como: gestão empresarial, liderança, finanças, logística, marketing e gestão de qualidade. As práticas de capacitações, realizadas pelo IEL, acontecem de forma periódica.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do Instituto Euvaldo Lodi do DF, Érika Caetano, as capacitações trazem benefícios significativos para dentro de uma empresa. “O IEL consegue oferecer atualização em vários temas que são muito importantes para o bom desempenho de uma empresa como gestão de qualidade e financeira”, completa”
Além disso, o IEL-DF oferece serviços como a internacionalização de empresas, que buscam ampliar o raio de atuação, indo além do mercado interno; programas de aperfeiçoamento de práticas aos estagiários, que visam preparar melhor o estudante para o mercado de trabalho após a formação; programas que incentivem a inovação de serviços empresarias que levam à sustentabilidade do país; soluções de consultoria na gestão de documentos e estudos e pesquisas que minimizem os riscos nos negócios por meio de transformação de dados em conhecimentos, facilitando a tomada de decisão.
Os interessados podem adquirir outras informações pelo número (61) 3403-0887 ou pelo e-mail capacitação.iel@sistemafibra.org.br
Por Gabriela Soares