Fibra amplia atendimento a empresas em busca da internacionalização
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- Publicado: Sexta, 02 Setembro 2016 17:06
A crise político-econômica está acelerando os planos de internacionalização das empresas brasileiras. Vários fatores têm desaquecido o consumo interno: a alta inflação (8,74%) que tem não só reduzido poder de compra, assim como aumentado o endividamento da população, além do crescente desemprego registrado em todo o País. Uma das soluções diante deste cenário, portanto, é diversificar os potenciais consumidores para manter a competitividade do negócio.
O Centro Internacional de Negócios da Fibra (CIN-DF) tem aumentado o atendimento às empresas que buscam ampliar o mercado com as vendas saindo das fronteiras brasileiras. Somente no primeiro semestre do ano, comparado ao mesmo período do ano passado, houve alta de 28,3% do total de empresas da indústria local que procuraram assessoramento, orientações e soluções para a inserção no mercado externo.
Para tanto, o CIN-DF proporcionou a troca de experiências e a ampliação do conhecimento de empresários por meio de palestras, cursos, workshops e capacitações, além de viabilizar a participação em feiras e missões internacionais.
A gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly, fala da importância da participação em palestras e capacitações para munir os empresários de informações antes de ingressar no mercado internacional. "É importante participar de todos os processos, porque não adianta uma empresa ir para uma feira internacional, por exemplo, sem saber formar um preço, sem ter um site bilíngue e sem o conhecimento necessário para internacionalizar", destaca.
Um dos destaques das ações realizadas neste semestre foi palestra realizada por representantes do Banco do Brasil. Na oportunidade, o assunto tratado foi Câmbio de Exportação. Ainda na ocasião, a Câmara de Comércio Brasil-Florida orientou os empresários sobre “Como Ingressar no Mercado Norte-Americano”. “Outras parcerias como com a Confederação Nacional da Indústria e com o Sebrae foram fundamentais para a sensibilização à internacionalização e sobre o passo a passo para sua concretização”, comenta Brunelly.
Além de cursos e palestras para orientar os empresários sobre como dar início ao processo de internacionalização, o CIN assinou um termo de Cooperação Técnica com a Universidade Católica de Brasília (UCB) para a criação do Plano de Marketing Internacional em empresas dos segmentos do Vestuário, Alimentos e Móveis. A partir deste convênio, alunos do curso de Relações Internacionais fazem uma imersão nas empresas, e propõem, a partir da profunda análise de mercado, a formação de preço para exportação de determinado produto, além de dados gerais para a inserção no mercado externo, como qual o destino a ser escolhido e quais melhorias devem ser realizadas no produto, por exemplo.
Prospecção de oportunidades
Outra forma de incentivar a internacionalização das empresas é viabilizar a participação de empresas locais e feiras realizadas pelo mundo afora. “O mercado internacional serve como um termômetro para o empresário entender se o produto é competitivo ou não e no que ele precisa melhorar”, completa Viviane.
Ampliar as relações diplomáticas também são uma importante iniciativa do CIN. Somente no primeiro semestre, o CIN recebeu delegações vindas da Angola, Estados Unidos e da Coreia do Sul, compostas por empresários, autoridades do governo e seus respectivos embaixadores, com o intuito de formar parcerias em diversos segmentos e cooperar com a economia do Distrito Federal.
Diante das iniciativas da área internacional da Federação, espera-se, ao fim de 2016, dobrar o número de empresários atendidos frente a 2015. Um dos serviços que comprovam o crescimento das empresas exportadoras do DF é a emissão de certificados de origem – documento emitido pelo exportador e utilizado pelo importador para a comprovação da origem da mercadoria e habilitação à isenção ou redução do imposto de importação. “Já emitimos quase o mesmo número de certificados em 2016, na comparação com o ano passado. Além disso, temos cadastrado novas empresas, que é o nosso grande objetivo”, salienta a gerente do CIN.
Atividades do segundo semestre
Para o segundo semestre deste ano, o Centro Internacional de Negócios continuará com atuação intensa de sensibilizar os empresários sobre os benefícios da internacionalização de negócios, como a competitividade e a melhoria da qualidade do produto.
O CIN montou o cronograma de atividades a partir de demandas dos sindicatos filiados e das empresas industriais, e irá focar as ações em capacitações específicas para atender os setores de forma personalizada. Além disso, irá intensificar missões às feiras internacionais com vistas à prospecção de negócios na Itália, nos EUA, na Colômbia na e França.
Ainda neste período, o CIN dará início à segunda rodada do Plano de Marketing Internacional, em parceria com a UCB.
Outras informações com a gerente do CIN, Viviane Brunelly, no número 3362-6122 ou pelo e-mail viviane.tavares@sistemafibra.org.br
Por Suzana Leite