IEL-DF apresenta aos alunos do Senai-DF o projeto "Foco na Indústria"
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 09 Março 2017 18:36
Estudantes de cursos técnicos, qualificação e aperfeiçoamento do Senai Taguatinga se uniram, no auditório da unidade, para participar do projeto “Indústria em Foco”. Esta é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF_, que tem como meta tornar o caminho mais curto entre as salas de aula e as indústrias locais, dando dicas de comportamento institucional, carreiras, ética profissional e orientações psicopedagógicas, atendendo assim a demanda por mão de obra no setor industrial local.
O programa no ano de 2017, terá oito encontros e será desenvolvido como piloto no Senai Taguatinga em vista de atender as outras unidades. “Esse projeto é específico para os alunos do Senai. Queremos dar um norte para eles em relação a área industrial do DF, fazendo com que eles visualizem as oportunidades existentes além de ser um meio de atuar em defesa do setor”, explica Rafaela Andrade, supervisora do estágio do IEL-DF.
A abertura do programa ocorreu, nesta quarta–feira (8/3), no auditório da unidade de Taguatinga. O analista de RH da empresa Ball, Aryel Sena deu dicas sobre comportamento no ambiente institucional, como se comportar em uma entrevista de emprego e apresentou um panorama de como está o mercado de trabalho no setor industrial do DF. “Encontros como estes são um ganho para nós, enquanto recrutadores, e para os alunos, pois temos a chance de ter informações mais preparados desde o momento da entrevista”, explica.
No Senai em busca de qualificação profissional, o aluno Gerson Aguiar vê a instituição como uma porta para se inserir em um novo mercado e vê com bons olhos a oportunidade de receber dicas profissionais. “Foi um encontro construtivo e informativo. Ficamos preocupados no aprendizado técnico da nossa área e esquecemos que esse tipo de aprendizado também é importante”, finaliza Gerson.
Durante sua palestra, Aryel deu diversas dicas para os mais de 200 alunos que compareceram ao encontro. Entre tantas, nós separamos quatro, que vão te ajudar a não fazer feio durante um processo de recrutamento de pessoal.
1. Se prepare para a entrevista
“Preparar-se para uma entrevista vai além do currículo e um bom discurso. É preciso manter uma alimentação saudável na véspera da entrevista, vestir-se adequadamente e já no primeiro momento ser parte daquele meio, além de conhecer bem a empresa, estudar seu desempenho e conhecer a marca”.
2. Redes sociais
“A questão das redes sociais deve ser levada a sério. Elas são usadas pelos recrutadores para conhecer melhor um candidato. Não banque ser uma pessoa na entrevista e demonstre ser outra nas suas redes sociais. É preciso um equilíbrio. Nem a ausência delas é visto como positivo. É preciso ficar atento”.
3. Telefone
“Os aparelhos celulares são um dos maiores vilões que você terá em uma entrevista de emprego. Ao chegar na empresa você já pode desligar e nunca atenda se tocar”.
4. Faça cursos de aperfeiçoamento
Faça novos cursos paralelos à sua formação, busque se aperfeiçoar. Há muitos cursos rápidos no mercado e até gratuitos. O IEL tem diversas opções que devem ser levadas em consideração. Vai se sair melhor na entrevista quem preencher mais requisitos exigidos pela vaga. Nada de se candidatar em oportunidades da qual você sabe que não está qualificado”.