Carreira profissional: a ética como harmonizadora nas diferenças culturais e sociais
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 20 Março 2017 17:38
Adolescência! Muitos quando ouvem esta palavra a associam rapidamente aos jovens e seus conflitos de início de vida adulta. Para os adultos, o período até os vinte e poucos anos é uma fase perturbadora, muitas vezes associada à rebeldia. Já os adolescentes o enxergam como um período de reajuste social. Em meio a este turbilhão de impressões e emoções, a maior parte dos jovens se vê “obrigada” a decidir o que vão fazer de suas vidas profissionais.
Para a estudante Raquel Vasconcelos, isso não é diferente. No auge dos seus 17 anos, ela se vê tendo que decidir se segue carreira como tatuadora ou busca outro ramo de atuação. Acompanhada do pai, o comerciante José Orlando, ela foi buscar respostas no projeto Foco na Carreira, do IEL-DF. O programa tem o objetivo de ampliar a visão de mundo dos jovens, desenvolvendo suas habilidades e competências ao mesmo tempo em que atende às demandas corporativas. Raquel participou dos dois encontros que foram realizados até o momento. Gostou tanto do primeiro, que foi realizado no auditório do IEL no edifício Central Park no dia 15 de fevereiro, que não pensou duas vezes, inscreveu o pai para assistir ao segundo, que teve como tema: “Ética e postura profissional”, realizado na tarde desta quarta-feira (15/3), no auditório do IEL, no Setor Comercial Norte.
“Os encontros têm sido motivadores. Às vezes, não sabemos o que fazer na vida profissional, então, o caminho é buscar orientação qualificada”, comenta a estudante. “Quero ser tatuadora, mas estou analisando outras opções. Com os cursos do Foco na Carreira, vou além da escolha daquilo que quero ser no futuro, estou recebendo orientações para ser uma profissional melhor”, completa.
Para o pai da estudante, “buscar por qualificação é a melhor escolha”. Conduta esta, que coincide com o apresentado pela coordenadora de estágios da OAB, Maysa Amaral, que conversou com os participantes do módulo. “Neste encontro, especificamente, falamos sobre regras de comportamento, ética e marketing pessoal. São posturas que devem ser trabalhadas desde cedo e que vão fazer a diferença na vida deles. Cursos como estes os preparam para o trabalho”, afirma.
Durante a palestra, a coordenadora chamou a atenção para o fato de as pessoas serem diferentes, pois se tratam de culturas e costumes diferentes. “Em uma empresa, no dia a dia, essas diferenças vão ficando mais evidenciadas”, sinaliza. Para Maysa, a ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social. “A aplicação da ética em situações cotidianas deve ser algo automático, e nunca deve ser deixada de lado, sob nenhuma circunstância”, finaliza.
Projetando profissionais
Enquanto agente integrador entre empresas, escolas e alunos, o IEL-DF tem buscado contribuir cada vez mais com o desenvolvimento das carreiras dos novos profissionais. “O Foco na Carreira é um dos mecanismos que temos utilizado para profissionalizar, qualificar e diferenciar os estagiários do IEL. Estes jovens terminam cada módulo com uma bagagem ainda maior para a vida profissional, acadêmica e pessoal”, ressalta o psicólogo do IEL-DF, Willian de Freitas Lima.
A próxima edição do “Foco na Carreira” será sobre Relacionamento Interpessoal, no dia 19 de abril. Os encontros são mensais e realizados no endereço: SCN Quadra 01, Ed. Central Park, auditório. Para obter mais informações sobre o Programa Foco na Carreira, entre em contato com o IEL-DF pelo telefone (61) 3403-0887 ou pelo e-mail capacitacao.iel@sistemafibra.org.br.
Texto: Marcus Fogaça
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF)