×

Mensagem

You need to login before you can view or download document

IEL-DF debate sucessão empresarial

Palestra IEL CENTRAL PARK SISTEMA FIBRA

Transferir o comando de uma empresa nem sempre é uma missão fácil. Nas grandes companhias, esse processo tende a ser mais natural, considerando que muitas trabalham gestão de carreiras, mas nos micro e pequenos empreendimentos, a transição é mais complicada. A afirmação é do coaching Fernando Duarte, que conversou com empresários e executivos de empresas, nesta quinta-feira (6/7), durante a palestra “Sucessão empresarial e seus desafios”, realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae/DF).

O encontro teve como objetivo tratar do assunto e apresentar o curso homônimo, que tem como público-alvo gestores de empresas de micro, pequena e médio porte, que estão ou pretendem começar o processo de transição no comando de suas companhias. “As empresas precisam pensar nesta transição e planejá-la para que as novas gerações mantenham o legado dos fundadores e antigos donos”, comenta o superintendente do IEL-DF, Claudio Tavares.

A empresária Regina Lacerda conta que já tem pensado no assunto e explica que ela já passou pelo processo de transição no comando de uma das empresas da família. “A questão de deixar ou receber um legado me motivou a participar dessa palestra. Fiquei interessada, pois este tema é parte da minha vida”, comenta.

Neste sentido, o curso deverá ajudar a conscientizar os gestores da necessidade do planejamento sucessório de um negócio; capacitá-los para os desafios da gestão, inovação e continuidade da missão da empresa; além de construir um planejamento do processo de sucessão de modo a gerar o menor impacto possível no negócio. “Desde muito nova, recebi o legado da minha família e sinto que já preciso começar a pensar em como vou passar o comando de minha empresa que, não necessariamente, será para um membro da família”, completa Regina.

Fernando Duarte defende que a sucessão precisa ser trabalhada antes do momento da troca de comando e que os envolvidos precisam entender que este é um processo natural, que exige bastante cuidado, inteligência e um planejamento estratégico. “O parque industrial do DF é formado por micro, pequenas e médias empresas e o curso foi desenhado para esse público. É um curso acessível e possui excelestes consultores”, diz Fernando.

O conteúdo programático é formado por seis módulos: Diagnóstico da empresa em sucessão; Pessoas e seus conflitos na sucessão empresarial; A estratégia da Mudança; A dimensão legal e fiscal da sucessão; Construção do planejamento sucessório; Ciclo Sucessório da Empresa.

O curso é presencial e possui carga horária de 90 horas/aula, com encontros das 18h30 às 22h, na unidade do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), no Guará. As inscrições podem ser feitas até 31 de julho. As aulas serão ministradas às segundas e terças, a partir de 7 de agosto. O investimento é de cinco mensalidades de R$230.

As inscrições não exigem nenhum pré-requisito e podem ser feitas pelo site www.sistemafibra.org.br/iel. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3403-0887 ou pelo e-mail capacitacao.iel@sistemafibra.org.br. 

Faça aqui sua inscrição. Vagas Limitadas!

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Cristiano Costa
Assessoria de Imprensa do Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF)