Centro Internacional de Negócios impulsiona empresas para o comércio exterior

iel df cin logo 02 siteOs empresários do Distrito Federal que tenham interesse em expandir suas atividades a níveis nacionais e internacionais podem contar com os serviços do Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF). A entidade faz parte de uma rede que está presente nos 27 estados da federação e é coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No DF, o CIN está instalado nas dependências do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com o objetivo de estreitar, cada vez mais, as relações com o empresariado brasiliense. Com um amplo portfólio, o Centro de Negócios contempla cinco serviços que contribuem para o fortalecimento das empresas, bem como para sua competitividade no mercado e o seu reconhecimento no Brasil e no exterior.

Considerado um dos principais serviços do CIN-DF e a porta de acesso para o comércio exterior, a Competência é o conjunto de capacitações que engloba cursos empresariais, oficinas, palestras e workshops, que despertam no empreendedor o desejo de exportar e ser internacionalmente reconhecido. Há ainda o serviço de Inteligência Comercial que é realizado por meio de estudos, como a análise da balança comercial do DF, elaboração de sumários executivos e o plano de marketing internacional para as empresas.

É por intermédio da Promoção de Negócios, outro serviço do portfólio do CIN, que são realizadas parcerias e operações comerciais no exterior. Na parte de Sistemas, o CIN trabalha com a Emissão do Certificado de Origem que garante ao empresário algumas vantagens na hora de negociar com empresas de outros países. O quinto serviço oferecido pela entidade são os Programas de Internacionalização que garantem às empresas a Inserção Internacional de Pequenos Negócios (Projeto INSERI).

Com os serviços do CIN, as empresas conseguem chegar ao mercado estrangeiro de forma mais simplificada. Contudo, trata-se de um processo que precisa ser construído gradativamente. “Quando a gente fala de internacionalização é preciso lembrar que não se trata só de exportar, é preciso tornar-se competitivo”, explica a gerente do CIN-DF, Viviane Tavares. Só em 2015, o Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal realizou cerca de 229 atendimentos, em diversos serviços. Cerca de 140 empresas utilizaram o produto “Competências”, capacitando 207 profissionais.

Meta
Em 2016, o CIN-DF espera atender e capacitar, pelo menos, 300 empresários, realizar ao menos 6 capacitações, fazer 8 participações em ações de Promoção Comercial e emitir em torno de 150 Certificados de Origem. A expectativa é que sejam feitos, no mínimo, 200 registros de atendimento no Sistema Fideliza CIN, 10 cadastros na plataforma Enterprise Europe Network (EEN) e cerca de 30 visitas e assessoramento às empresas.

ASCOM
Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: ascom@sistemafibra.org.br
Telefones: (61) 3362-6008 / 3362-6178