Mundo Senai: 2 mil pessoas visitam as três escolas no DF
- Detalhes
- Criado: Sábado, 10 Novembro 2018 12:37
Durante a manhã, a tarde e a noite desta sexta-feira, 9 de novembro, cerca de 70 palestras, oficinas, exposições e aulas práticas ocorreram nas três escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Promovido anualmente e de forma simultânea em todo o País, o Mundo Senai apresenta oportunidades de qualificação profissional para a indústria. Aproximadamente 2 mil pessoas estiveram nas unidades do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga.
Cada escola preparou uma agenda de atividades para que os visitantes tivessem contato direto com os trabalhos desenvolvidos na instituição. Equipes de alunos, instrutores, professores e orientadores apresentaram os produtos e serviços do Senai-DF e a estrutura de oficinas e laboratórios. Myrla Loiane (à direita), de 17 anos, do Colégio Estadual Novo Gama, esteve no Mundo Senai com a turma. “Sempre tive vontade de vir. Mal cheguei e já quero fazer um curso.”
Colega de Myrla, Kananda Dias também saiu do Senai Gama encantada com o que viu. “Eu quero fazer tanto um curso de panificação quanto um de confeitaria”, disse a jovem de 16 anos, que se empolgou ao saber que já tinha a idade mínima para se matricular. No Senai Gama, foram apresentadas as áreas de Alimentos e Bebidas, Eletroeletrônica, Gestão, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Gráfica e Vestuário.
No Senai Taguatinga, houve aulas práticas e teóricas, treinamentos, capacitações e exposições nas áreas de Alimentos e Bebidas, Automobilística, Construção Civil, Domótica e Telecomunicações, Eletrotécnica, Gestão, Gráfica e Editorial, Madeira e Mobiliário, Refrigeração, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Vestuário. E foi na última, em meio às máquinas de costura, que Maria das Graças dos Santos, de 42 anos, se encontrou. Ela já é aluna de costura na Fábrica Social e foi conhecer a estrutura do Senai Taguatinga (foto abaixo). “Eu já sei fazer algumas coisas, mas quero ampliar meu conhecimento e fazer mais cursos aqui para abrir a minha própria empresa de costura”, explicou.
No Sesi/Senai Sobradinho, foram abordados temas nas áreas de Automatização, Automotiva, Costura Industrial, Jardinagem e Paisagismo, Panificação, Saúde e Segurança do Trabalho e Sistemas Eletrônicos. No primeiro dia do Mundo Senai, quinta-feira, 8 de novembro, a unidade teve uma programação especial para empresários sobre serviços de tecnologia e inovação.
O Mundo Senai serviu para abrir novos horizontes não só para visitantes como para quem já estudou na instituição. Guilherme Soares de Aguiar (foto à esquerda) concluiu nesta semana o curso de Pintor Residencial na escola de Taguatinga e aproveitou o evento para já pensar em novas qualificações. “Estou me formando em Administração de Empresas e escolhi atuar na área imobiliária, sobre a qual quero entender mais, por isso fiz o curso de pintor. Pretendo fazer ainda o de drywall. Aqui dentro, percebi que o Senai opera tanto para quem quer iniciar a carreira quanto para quem quer se aperfeiçoar”, afirmou Guilherme.
O Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Prepara trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira – no Distrito Federal, há cursos em 19 delas. Desde 1942, quando iniciou as atividades, formou mais de 73 milhões de trabalhadores. São 541 unidades fixas e 452 móveis. Há cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento.
Além de ser internacionalmente reconhecido pela excelência na qualificação profissional, o Senai é produtor e disseminador de informação e gerador de tecnologias. Tem a maior infraestrutura de apoio à capacidade inovativa da indústria, por meio da sua rede de 26 institutos de inovação e de 58 institutos de tecnologia. No DF, o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil fica na unidade de Taguatinga.
Veja a galeria de imagens.
Texto: Aline Roriz
Foto do alto da página:Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Fotos abaixo e de capa da matéria: Helio Montferre/Sistema Fibra