Primeiro ciclo de 2024 do Renova-DF chega ao fim
- Detalhes
- Criado: Quinta, 13 Junho 2024 12:26
Na manhã dessa quarta-feira, 12 de junho, 1.141 alunos que concluíram o primeiro ciclo de 2024 do Renova-DF se reuniram no Ginásio do Cruzeiro para a cerimônia de entrega de certificados.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), o programa é uma das ações do governo local para combater o desemprego, qualificando pessoas no curso de Auxiliar de Manutenção, ao mesmo tempo em que recupera equipamentos públicos.
A carga horária é de 240 horas, em cerca de três meses. A cada 80 horas de aulas cumpridas no Senai-DF, o aluno recebe bolsa de um salário mínimo (R$ 1.412). Em contrapartida, as turmas colocam o aprendizado em prática reformando espaços públicos como praças, quadras esportivas e pontos de ônibus.
Acompanharam a cerimônia de entrega de certificados do primeiro ciclo do ano a vice-governadora Celina Leão, o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira, o deputado distrital Robério Negreiros (PSD), o administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Henrique Verano, e o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.
Primeiro a falar aos formandos, Verano chamou a atenção para a necessidade de que sigam buscando conhecimento. “O Senai está de portas abertas para vocês — a capacitação não pode se encerrar em momento algum. O mercado de trabalho conta com a qualificação profissional para poder fazer as contratações.”
O secretário Thales Mendes acrescentou que o Renova-DF é também um programa de inclusão. “Inclusão dos imigrantes, daquelas pessoas que têm algum tipo de deficiência, que moram em abrigos e de todos aqueles que queiram, de fato, ter uma nova oportunidade de trabalho”, defendeu o titular da secretaria que coordena o programa. Das 1,5 mil vagas anunciadas para o segundo ciclo do ano, cujas inscrições foram no começo de junho, 300 foram destinadas prioritariamente a pessoas em situação de rua.
Desde 2021, a iniciativa qualificou 20.635 mil pessoas e contribuiu para a recuperação de 2.297 mil equipamentos públicos em diversos pontos do Distrito Federal. “O processo de revitalização dos equipamentos públicos é o troco. O maior ganho é na vida e na história de cada um”, celebrou Thales Mendes.
Um dos que tiveram a vida transformada foi Junio Domingos dos Santos (foto ao lado), de 36 anos, que trabalhava informalmente vendendo temperos e agora quer seguir atuando na área de construção. A participação no programa lhe possibilitou honrar seus compromissos com os dois filhos. “Com o auxílio, consegui pagar as pensões que estavam atrasadas. Foram três meses sem nenhuma falta. Vou entrar em contato com o Senai para fazer mais cursos e crescer profissionalmente”, planeja Junio.
Vivência profissional a partir do próximo ciclo
Ao encerrar a cerimônia, a vice-governadora reforçou que a promessa do governador Ibaneis Rocha de que uma parcela dos alunos sairá empregada do Renova-DF foi cumprida.
“O governador assinou o decreto. Nós vamos fazer parcerias com empresas, custeando alguns meses para que os participantes possam ser efetivados verdadeiramente. Isso é muito importante para o sonho de ter a carteira assinada”, disse.
O decreto ao qual Celina Leão se referiu foi publicado em 3 de junho e beneficiará participantes a partir do próximo ciclo. De acordo com a norma, 20% dos alunos de cada ciclo do programa participarão de uma vivência profissional, com duração de 90 dias, em que poderão aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira prática e vivenciar o ambiente profissional.
Veja a galeria de fotos: