Programa Conexão convida novas entidades sociais a se credenciar

“Quando pensamos em impacto social, em ações por um futuro melhor, alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável, pensamos muito sob a perspectiva do trabalho em rede. Nada é feito sozinho, nada é feito exclusivamente por uma só instituição — o futuro é dentro da perspectiva de um trabalho em rede.” A reflexão do coordenador de Captação e Relações Institucionais da Casa da Criança Batuíra, Pedro Gustavo Matias (foto em destaque), resume a essência do Programa Conexão, iniciativa de responsabilidade social do Sistema Fibra, formado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), pelo Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e pelo Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF).

A Casa da Criança Batuíra, sediada em Ceilândia, é uma das 28 entidades que atendem o público em situação de vulnerabilidade social credenciadas para receber apoio do Programa Conexão. Fundada há mais de 40 anos, atualmente se dedica a cuidar em tempo integral de 80 crianças e adolescentes. 27 01 2025 Casa da Criança Batuira Fotos Victor Hugo Pessoa Capa

“O Sistema Fibra é um parceiro estratégico muito importante para nós e esperamos que essa parceria continue porque tem impacto social na garantia da segurança alimentar, na higiene e no acesso à saúde das pessoas que a gente atende. Quanto mais instituições fizerem parte desse movimento, maior essa rede se torna e mais se fortalece”, afirma Matias.

No ano passado, por meio do Edital nº 1/2024 do Programa Conexão, mais de 24 toneladas de alimentos e 35,5 mil itens de higiene pessoal foram arrecadados e repassados às entidades sociais credenciadas. As doações vieram de colaboradores do Sistema Fibra, da comunidade escolar da Rede Sesi-DF de Educação e do público de eventos promovidos pelo Sesi-DF, por meio do ingresso social. Foram fruto, ainda, de parcerias com o Sesi Lab, com o Brasília Vôlei, com a Federação Brasiliense de Fisiculturismo e Musculação e com o Cerrado Basquete, que também adotaram o ingresso social em benefício do programa.

O edital de credenciamento permanece vigente e o programa busca ampliar a atuação, consolidando parcerias com mais entidades. O cadastro proporciona melhor percepção da realidade de cada instituição, do perfil do público atendido e do contexto comunitário, entre outras informações que subsidiam a definição do calendário das ações do Programa Conexão.

“Ao conhecer a realidade das entidades, podemos lançar campanhas mais efetivas. O edital também nos dá transparência, rastreabilidade e esse contato direto com a população em situação de vulnerabilidade”, explica Cida Lima, assessora de Responsabilidade Social do Sistema Fibra.

Credenciamento
A habilitação é concedida mediante a apresentação dos seguintes documentos:

O edital está disponível no site da Fibra (clique aqui). Para fazer o cadastro, é necessário apresentar a documentação solicitada pessoalmente, no edifício-sede da Federação, que fica no SIA, Trecho 3, Lote 225, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O horário de atendimento é das 9 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.

A vigência do cadastro será de 15 meses, contados da data da habilitação. A habilitação não garante a participação da entidade no calendário de ações, mas é requisito para participação em ações sociais da Assessoria de Responsabilidade Social do Sistema Fibra.

Programa Conexão
Criado em 2023, o programa está estruturado em seis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustável das Nações Unidas: o fim da pobreza, a fome zero, a igualdade de gênero, a redução das desigualdades, a saúde e o bem-estar e o trabalho decente e o crescimento econômico. Está sustentado, ainda, nos pontos S (social) e G (governança) do pilar ESG — sigla do inglês environmental, social and governance.

Além de ações de doações e de voluntariado, o programa tem um eixo voltado para a saúde mental dos colaboradores do Sistema Fibra, com rodas de terapia comunitária conduzidas por especialistas.

Texto: Marcus Rodrigues
Foto 1: Marcos Gomes/Sistema Fibra
Foto 2: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra