Projeto Trilhando o Futuro forma 17 mulheres em curso de Pintora Residencial

31 7 2025 Instituto Social Embalando Sonhos em Samambaia entrega de certificados do curso Pi 3Dezessete mulheres receberam nessa quinta-feira, 31 de julho, o certificado do curso de qualificação profissional de Pintora Residencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Elas foram capacitadas por meio do Trilhando o Futuro — iniciativa do Instituto BRB que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde o ano passado, o projeto é executado pelo Senai-DF.

O objetivo do Trilhando o Futuro é desenvolver habilidades profissionais que facilitem a geração de renda, a inclusão no mercado de trabalho e o incentivo ao empreendedorismo.

As aulas ocorreram de maio a julho, no Instituto Embalando Sonhos, na região administrativa de Samambaia. As alunas também são atendidas pela instituição, que tem caráter social, cultural, desportivo, recreativo e educativo. É lá que foi realizada a cerimônia de formatura.

31 7 2025 Instituto Social Embalando Sonhos em Samambaia entrega de certificados do curso Pi 2Edna Ribeiro, de 35 anos, foi a oradora da turma. Ela destacou no discurso o incentivo das entidades em promover a capacitação de mulheres em uma área ainda dominada por homens. “Voltar à sala de aula depois de anos não foi fácil, mas fomos encorajadas a vencer as dificuldades do dia a dia e a concluir o curso com louvor. Aprendemos técnicas de matemática, tipos de produtos para pintura e como quantificar o material para um trabalho. É uma vitória ter conhecimento de uma área da construção, que até então era algo distante da nossa realidade”. Agora, Edna pretende buscar uma vaga no setor industrial. “A ideia inicial é juntar algumas colegas de turma e oferecer o nosso trabalho como pintoras”, diz, animada.

Os cursos da modalidade de qualificação do Senai buscam inserir o aluno no mercado de trabalho ou lhe permitir uma recolocação profissional. A carga horária da turma de Edna foi de 200 horas-aulas, com conteúdos como matemática e cálculos de área e de material, preparação de parede e tipos de pinturas: tradicional, texturizada e grafiato.

Na solenidade de formatura, a diretora de Parcerias do Instituto BRB, Lunara Gonçalves, enfatizou o trabalho em conjunto com o Senai-DF. “A educação e a qualificação transformam vidas. É por meio do certificado do Senai e da história que começou a ser construída neste projeto que vocês quebrarão ciclos, a exemplo da dependência financeira.”

Para o coordenador de Projetos Educacionais do Senai-DF, Diego Albuquerque, o Trilhando o Futuro evidencia a importância da inserção de mulheres no mercado. “As concluintes do curso de pintura estão aptas a ocupar uma vaga de emprego e a transformar a própria realidade, que impactará a família, a comunidade e outros lugares a que elas pertencem”, afirmou.

A secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, compareceu à formatura e destacou a superação de barreiras do machismo. “O projeto está dando a oportunidade de que vocês desenvolvam autonomia econômica, saiam de situações de violência e até realizem sonhos. É maravilhoso participar de iniciativas como esta.”

A solenidade de formatura também teve a presença da presidente do Instituto Embalando Sonhos, Lady Laura Caetano; da diretora de Educação do Instituto BRB, Ivane Simonette; e da subsecretária de Promoção das Mulheres, da Secretaria da Mulher do DF, Renata d’Aguiar.

Com as novas formandas, a parceria entre o Instituto BRB e o Senai-DF já qualificou 126 pessoas desde 2024.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
Formatura  do curso Pintora Residencial - Projeto Trilhando o Futuro