Para o último trimestre de 2025, Senai-DF lança 6,7 mil vagas gratuitas

10 2 2025 Senai Fotos Marcos GomesO Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) publicou na manhã desta segunda-feira, 15 de setembro, o edital de gratuidade regimental com turmas para o quatro trimestre de 2025.

São 6.780 vagas — 5.525 para cursos de qualificação e 1.255 para cursos de aperfeiçoamento profissional. As opções são nas modalidades presencial, semipresencial e online.

Há vagas nas escolas do Gama, do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), de Sobradinho e de Taguatinga, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Todas as oportunidades são para pessoas de baixa renda.

A previsão é que as primeiras turmas se iniciem em 3 de outubro e, as últimas, em 17 de dezembro.

Entre as 75 opções de cursos são novidade os aperfeiçoamentos profissionais em Fabricação de Esfirras e Variações (12 horas); Fabricação de Panetones e Variações (16 horas); Fabricação de Rabanadas Tradicionais e Recheadas (12 horas); Fabricação de Salgados (20 horas); e Fabricação de Sobremesas (20 horas). Esses cursos são oferecidos nas escolas do Senai no Gama e em Taguatinga. Outra novidade é Fabricação de Comidas de Boteco (20 horas), exclusivo em Taguatinga.

Os pré-requisitos variam de acordo com o curso e estão listados no edital de abertura das vagas e na página de inscrição. O candidato tem direito de se inscrever em até dois cursos, desde que em turnos diferentes.

Como se inscrever
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Senai-DF (cursos.senaidf.org.br). O preenchimento das vagas ocorrerá por ordem de inscrição. Caso haja quantidade maior de interessados do que o número de vagas, o Senai-DF ordenará os excedentes em uma lista de espera, conforme a sequência das inscrições. A inscrição tem caráter de cadastro de interesse, não representando garantia de vaga no curso nem direito à matrícula automática.

Dez por cento das vagas são reservadas a pessoas com deficiência, conforme a Lei Federal nº 12.711/2012. Por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), a instituição assegura a acessibilidade em todos os cursos e em todo o processo educacional. Caso as vagas prioritárias não sejam preenchidas, poderão ser destinadas aos demais candidatos.

Aperfeiçoamento e qualificação
A qualificação (cursos de 160 a 460 horas-aulas) tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional, enquanto o aperfeiçoamento (de 8 a 159 horas-aulas) amplia ou atualiza competências de determinado perfil profissional. Na conclusão, o Senai concede certificado.

Convocação e matrícula
Os candidatos selecionados serão convocados por e-mail ou telefone e terão até dois dias úteis para comparecer à escola em que o curso será ofertado para confirmação da matrícula.

Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal. O não comparecimento dentro do prazo estipulado acarretará a perda automática da vaga.

Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF (ou apenas da Carteira de Identidade Nacional) e dos comprovantes de escolaridade e de residência. No caso de alunos menores de idade, são necessários também o RG e o CPF (ou apenas da Carteira de Identidade Nacional) do responsável legal.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 18h30.

Texto: Marcus Rodrigues
Foto: Marcos Gomes/Sistema Fibra – 10.2.25
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra