Empresas parceiras elogiam ações inovadoras do Senai-DF
- Detalhes
- Criado: Quarta, 07 Dezembro 2016 15:04
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem a missão de promover a educação profissional e tecnológica com foco na inovação, de forma que contribua para a elevação da competitividade da indústria brasileira. O Senai do Distrito Federal, por meio de ações, projetos e competições, incorpora a inovação no aprendizado dos alunos para que faça parte da rotina deles. Sobretudo, para que sejam profissionais diferenciados no mercado de trabalho e solucionadores de problemas.
O Grand Prix Senai de Inovação é uma das ações da instituição que estimula os alunos a desenvolverem ideias e projetos inovadores para atender às necessidades de segmentos industrias e, com isso, formar profissionais inovadores e empreendedores. As empresas apresentam aos estudantes problemas reais que enfrentam no dia a dia e o Senai os transforma em desafios. Os alunos têm apenas 24 horas para apresentar soluções inovadoras e sustentáveis, viáveis do ponto de vista operacional e de negócio, além da sustentabilidade. Este ano o evento foi ralizado nos dias 1 e 2 de dezembro, em todas as unidades Senai do DF.
As empresas participantes do evento elogiam a iniciativa do Senai-DF de estimular alunos a pensar e resolver problemas reais do cotidiano dos empresários que, por vezes, atrasam ou impedem o desenvolvimento de atividades, comprometendo a produção da empresa. A construtora Paulo Octávio foi uma das instituições que apresentou problemáticas para alunos do Senai-DF. Ela propôs para as equipes o desafio de adequar as betoneiras utilizadas nas obras, de modo que elimine os riscos de acidentes na sua operação e consiga atender a todos os requisitos previstos em normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
Para o engenheiro de Segurança do Trabalho da Paulo Octávio, Rafhael Rodrigues, este tipo de iniciativa é de suma importância para o desenvolvimento de novas tecnologias. “Os alunos tiveram a ideia de reutilizar um material que, para nós, era descartável. Além de ajudar com o problema que tínhamos, eles fizeram com que a gente usasse coisas que antes descartávamos. Ou seja, além de criativos foram sustentáveis”, conta o engenheiro.
Ele ressalta o Senai como instituição referência para formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. “O Senai estimula o aluno a pensar na empresa e no meio ambiente e, principalmente, a vencer os desafios. A teoria da sala e a prática desses desafios é uma forma excelente de formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, além de solucionadores de problemas” explica.
Rafhael foi aluno do Senai-DF, em 2008, quando fez o curso técnico de Segurança do Trabalho. “Eu sou muito grato ao Senai, pois foi lá que descobri qual carreira queria seguir. Tive uma base muito sólida naquela instituição, tanto em conhecimento adquirido quanto com os docentes que me auxiliaram todo tempo”, completa.
Já a Empresa de Correios e Telégrafos necessitava de ideias ou serviços inovadores que atendessem as novas expectativas dos clientes de forma sustentável e que tivesse impacto mundial. Os alunos sugeriram que a empresa construísse estruturas com armários nos locais mais afastados e que cada morador tivesse a chave do seu compartimento. Além disso, essas estruturas receberiam antenas para que os funcionários dos Correios pudessem localizar com mais facilidade.
“A ideia dos alunos foi ótima. Nós vamos passar para o setor responsável e avaliar a possibilidade de implementação. Mas, sem dúvidas, foi uma ideia sustentável e resolveria nosso problema de entrega de encomendas nos lugares afastados”, explica o agente dos Correios Gilson Pereira.
Gilson elogia a iniciativa do Senai em formar profissionais empreendedores. “Isso auxilia para que eles sempre pensem em ideias que ninguém pensou ainda. Com certeza, serão profissionais diferenciados para o mercado de trabalho”, salienta o agente dos Correios.
Texto: Gabriela Soares
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)