Senai-DF é referência em cursos técnicos

cursos técnicos senai capa16

Considerada, desde 2015, a melhor escola de educação profissional do mundo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece, no Distrito Federal, cursos em 19 áreas tecnológicas da indústria e cerca de 400 cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento. Com isto, cumpri à risca sua missão de promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

De acordo com a pesquisa do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), 94% das empresas brasileiras preferem a contratação de profissionais formados pelo Senai e 66% dos egressos desta instituição estão no mercado de trabalho. Para atender a demanda crescente por mão de obra qualificada, de 1942 a 2015, foram capacitadas mais de 68 milhões de pessoas em cursos técnicos em todo o Brasil.

"A educação profissional é um investimento na vida dos jovens. Em um curso técnico ele adquiri conhecimento e é possível identificar uma área em que possa atuar. Ele está em uma área de referência e já consegue absorver os elementos essenciais e básicos para uma formação superior", afirma a diretora de operações do Sesi e Senai-DF, Gricélia Melo. Ela ressalta ainda a importância da prática para a formação de profissionais capacitados. "O mercado de trabalho exige que os trabalhadores tenham experiência prática. No Senai, os alunos encontram isso. Eles podem tanto fazer o curso técnico e aprender a prática, como cursar o ensino superior e, posteriormente, fazer o curso técnico como complemento", explica a diretora.

Em Brasília, o Senai-DF possui três unidades posicionadas de forma estratégica para atendar grande parte da população brasiliense. Elas estão localizadas nas regiões administrativas de Sobradinho, Taguatinga e Gama. No ano de 2016, diversos cursos foram ministrados na instituição, colocando no mercado de trabalho profissionais capacitados e qualificados.

Referência no Distrito Federal, o Senai Taguatinga possui cerca de 200 cursos em 15 áreas do conhecimento. O mais procurado, este ano, foi o técnico em Manutenção Automotiva. Nele, os profissionais são habilitados a realizar diagnósticos, manutenção e instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos. Também aprendem a avaliar e buscar melhorias quanto à emissão de gases poluentes e as condições gerais de funcionamento e segurança do veículo, além de coordenar equipes de mecânicos para os diversos tipos de automóveis.

cursos técnicos senai3

A unidade do Gama dispõe de cursos em 14 áreas do conhecimento. Entre elas, Construção Civil, Domótica, Eletroeletrônica, Gestão, Metalmecânica e outros. Ao todo, são oferecidos mais de 100 cursos de Qualificação, Aperfeiçoamento, Aprendizagem e Técnico. Entre os mais procurados na unidade, destacam-se os cursos técnicos de Eletromecânico e Eletrotécnica. No primeiro, o aluno recebe competências para realizar a manutenção, montagem e atuar em projetos elétricos e mecânicos de máquinas e equipamentos. Já no de técnico em Eletrotécnica, o aluno é capacitado para planejar, desenvolver e implantar projetos de sistemas elétricos de baixa tensão e de automação industrial, atuando também com equipes multiprofissionais em processos de produção, comercialização, operação, instalação e manutenção no setor elétrico.

cursos tecnicos senai gama corpo

Já a unidade integrada Sesi/Senai Sobradinho oferece cerca de nove cursos em cinco áreas do conhecimento: Alimentos e Bebidas, Gestão e Negócios, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Vestuário. Um dos cursos que teve maior procura, no ano de 2016, foi o Técnico em Segurança do Trabalho. Nele, os profissionais são orientados a investigar os riscos e causas de acidentes, analisando estratégias de prevenção para garantir a integridade dos funcionários e dos bens da empresa. Para 2017, a unidade planeja retomar o curso Técnico em Administração.

Thomas Monteiro foi aluno do Senai Sobradinho e fez o curso de Técnico em Segurança do Trabalho. Ele afirma que, após a realização do curso, abriu a visão a respeito do profissional da área. "Eu optei pelo curso para agregar meu currículo. Mas, quando eu comecei as aulas, pude ver a importância desse profissional para as empresas da indústria. Ele trabalha na prevenção de acidentes, pensando e arquitetando técnicas que assegurem que os funcionários terminarão o expediente, sem nenhuma lesão e volte para suas famílias", explica Monteiro.

cursos técnicos senai216

Unidades Remotas

Em 2016, o Senai-DF expandiu sua atuação com a implantação de três unidades remotas. Duas delas, a João XXIII, no Gama, e a do Itapoã já estão em pleno funcionamento com oferta de cursos em várias áreas. A terceira é em Brazlândia e será inaugurada nos primeiros meses de 2017.

Estas unidades tem o objetivo de associar a oferta de programas de educação profissional e continuada à política de desenvolvimento econômico da região. Dessa forma, fortalecerá o surgimento de profissionais qualificados para atendimento das demandas industriais locais. Estas unidades oferecem cursos gratuitos à população da região.

“As unidades remotas atendem as comunidades mais carentes dessas áreas. A ideia é oferecer cursos gratuitos para as pessoas que não tem acesso ao ensino. Assim, capacitamos profissionais e melhoramos a competitividade da indústria brasiliense”, ressalta o coordenador das Unidade Remotas Sesi e Senai do Distrito Federal, Maurício Naziaseni.

Mapa estratégico do Trabalho Industrial

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020 elaborado pelo Departamento Nacional do Senai, nos próximos anos, o Brasil terá que qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais. Entre as áreas que necessitarão de mais profissionais, estão Construção Civil (3,8 milhões), Metalmecânica (1,7 milhão), Alimentos (1,2 milhão), Energia (661.619) e Veículos (435.742).

A pesquisa ressalta ainda que Meio Ambiente e Produção; Metalmecânica; Energia; Tecnologias da Informação e Comunicação; Construção; e Petroquímica e Química serão os segmentos que mais demandarão da indústria brasileira. 

A pesquisa tem o objetivo de subsidiar o planejamento da oferta de formação profissional da instituição. Além de dar suporte aos jovens brasileiros a decidirem a profissão que desejam seguir, aumentando as chances de ingresso no mercado de trabalho.

Texto: Gabriela Soares

Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)