O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF) teve dois representantes nas Seletivas WorldSkills 2017, nessa semana. E os dois subiram no pódio. O brasiliense Randerson Cordeiro Batista disputou, em Natal (RN), na modalidade Instalações Hidráulicas e a Gás e ganhou medalha de prata. Em São Luis (MA), o competidor, Washington Luís de Sousa Mendonça Júnior, disputou a ocupação Eletricidade Industrial e conquistou o bronze.
Competindo com oito participantes, Randerson Cordeiro foi eleito o segundo melhor do Brasil em Instalações Hidráulicas e a Gás, que foi disputada em Natal, Rio Grande do Norte. Durante 20 horas de prova, eles desenvolveram um projeto de instalações hidráulicas de uma residência, incluindo aquecimento.
O instrutor de Randerson, Dalton Rocha, comemorou a prata no torneio “Ano passado, nós levamos o ouro e, agora, conseguimos conquistar mais uma medalha. Este é o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo. Vamos comemorar mais esta conquista”, ressaltou o treinador. Já o competidor fez questão de dedicar a medalha a todos os colegas que também vão representar o DF nas seletivas. “Infelizmente, não estou levando o ouro, mas fiz uma boa prova e conseguimos conquistar a prata. E esta medalha vai para o meu estado e toda a nossa delegação”, finalizou.
O terceiro lugar de Instalações Hidráulicas e a Gás ficou divido entre os competidores de São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente, Bruno Pereira e Rafael Rufatto. E o tão desejado ouro foi para o estado de Minas Gerais, que teve como representante o jovem Luciano Pedro Barbosa.
Já na ocupação de Eletricidade Industrial, Washington Luís da Sousa Mendonça Júnior recebeu medalha de bronze. Em primeiro lugar, ficou o mineiro Lucas Fernando de Oliveira Santos; e, em segundo, Gabriel Arnoldo Heisler Mendes, do Rio Grande do Sul. Durante três dias, os 19 competidores fizeram a instalação de parede e painel, que simula toda montagem da estrutura de eletricidade em uma indústria. Os participantes também tiveram que identificar os defeitos e curtos-circuitos incluídos pela organização da prova.
Aluno do DF, Washington treinou mais de dez horas diárias para se preparar para o torneio. Passada a seletiva, ele pretende colher os frutos desse esforço em outro estado. “Quero me mudar para o maior polo industrial do país, que é o estado de São Paulo. Já tenho familiares lá e sei que levar o Senai em meu currículo será um diferencial para o mercado de trabalho”, declara o competidor.
Próximas disputas
Na próxima semana, o Distrito Federal será representado em cinco ocupações: Gilberto Ferreira Santos vai competir em Aplicação Revestimento Cerâmico, em João Pessoa (PB); Gustavo Pontes vai disputar Eletrônica Industrial na cidade de Fortaleza (CE); Wanderson Coimbra estará em Manaus (AM) competindo na ocupação Sistemas Dry Wall e Estucagem; Dayane Oliveira do Santos vai participar da seletiva de Tecnologia da Moda, em Blumenau (SC); e Luigi Jordânio de Oliveira vai competir em Web Design, na cidade de Macapá (AP).
Acompanhe todas as informações dos representantes do Senai-DF pelo www.sistemafibra.org.br/senai/olimpiada e pelo facebook.com/senaidf