O estado do Acre sedia, essa semana, as Seletivas WorldSkills 2017, ocupação Soluções de Software para Negócios. No Ginásio do Sesi, na capital Rio Branco, 12 competidores deram início à modelagem de um software com vários módulos independentes, cujo tema principal é voltado para agência de viagens, possibilitando que turistas do mundo inteiro consigam, por meio de um mapa, escolher hotéis por regiões. As provas são realizadas até amanhã e, na sexta-feira, às 9h (horário de Brasília), será promovida a cerimônia de premiação com divulgação dos resultados. O vencedor da medalha de ouro vai continuar o treinamento para compor a delegação brasileira no maior torneio de educação profissional do mundo, em outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Os departamentos regionais do Senai de Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe estão representados na competição. No primeiro módulo, os competidores realizaram uma série de tarefas de projeto e análise de sistemas. Eles são testados em desenvolvimento de software, incluindo a programação e construção de banco de dados. O módulo seguinte avalia os competidores em padrões de desenvolvimento e documentação de sistemas. Os competidores serão julgados quanto à qualidade da documentação técnica e de usuário. Por último, eles devem apresentar uma solução para a "marcação final".
O representante do Senai-DF, Márcio Gomes, acredita que fez um bom trabalho na primeira fase da prova. "Consegui realizar muita coisa nessa primeira etapa, que foi criar um sistema de login. Estou com boas expectativas". De acordo com o avaliador brasiliense Rômulo César, a prova está sendo muito desafiadora. "Estamos entre competidores e profissionais de alto nível, que estão elaborando as provas. Tivemos uma recepção acolhedora e de alto padrão aqui no Acre", elogia.
Mercado de trabalho
O desenvolvimento de Soluções de Software para Negócios engloba muitas habilidades diferentes, no entanto, o elemento-chave é a paixão do profissional pela ocupação e sua capacidade de acompanhar o ritmo continuamente acelerado das mudanças, da globalização dos negócios e da conectividade, coisas que têm sido fortemente impulsionadas pela evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O profissional de TI pode ser responsável por um ou mais cargos, incluindo a análise das necessidades dos negócios; o desenvolvimento de especificações do sistema; sua concepção, instalação e teste; o treinamento dos usuários finais; a resolução de problemas; e a melhoria ou modificação e manutenção subsequente.
O técnico de desenvolvimento de sistemas e aplicações pode trabalhar em empresas desenvolvedoras de softwares, além de companhias de grande porte que desenvolvem ou alteram softwares para soluções específicas. Esse profissional tem salário médio de R$ 2.569,24.