Durante os meses de julho e agosto, foram realizadas as Seletivas WorldSkills 2017 que definiram os integrantes da delegação brasileira na WorldSkills Competition – a maior competição de educação profissional do mundo. As provas definiram os representantes do Brasil em mais de 50 ocupações da indústria que deverão ir para Dubai, em outubro do ano que vem. Um deles é o Wanderson Coimbra, competidor de Sistemas de DryWall e Estucagem.

Ele e os outros competidores que ganharam medalha de ouro nas Seletivas são chamados de “Top One” e, juntos, representam os melhores profissionais da indústria do Brasil. Para inspirar os participantes da Olimpíada do Conhecimento 2016 e, também, como forma de treinamento para a WorldSkills, alguns dos “Top One” foram convidados para participar da OC, nesses quatro dias.

Top one corpo materia CRI0464

Wanderson teve um espaço reservado na área do desafio de Construção e Edificações para executar um projeto surpresa de DryWall. Com isso, ele teve a oportunidade de treinar outras formas de trabalho e adquiriu experiência em atuar em um grande evento. Ele está sendo acompanhado pelo expert da área, o amazonense, Emerson Campos.

Segundo Wanderson, a experiência na Olimpíada do Conhecimento foi muito valiosa. “Eu tive o desafio de executar o projeto de uma forma diferente do que eu estou acostumado, porque o sistema de DryWall tem vários tipos de montagem e na OC ele trabalhou um tipo que eu nunca tinha feito. E é fundamental eu saber todos os processos, para, na hora que eu chegar em Dubai, eu não ser surpreendido”, explicou Coimbra.

Delegação brasileira

Para que esses “Top One” carimbem definitivamente o passaporte para os Emirados Árabes, eles precisam manter o índice do padrão internacional de qualidade da ocupação. O Distrito Federal já garantiu três vagas na delegação brasileira, e esses competidores só precisam disputar contra si mesmo, são eles: Wanderson Coimbra, de Sistemas de DryWall e Estucagem; Gilberto Ferreira, de Aplicação de Revestimento Cerâmico; e Wisley Pereira, de Refrigeração e Ar Condicionado.

Outros dois ainda têm que disputar com outros estudantes de Minas Gerais. Fábio Crisóstomo, de Movelaria, foi medalha de ouro nas Seletivas, mas a diferença da pontuação dele para o segundo colocado foi menos de um ponto. Por essa razão, ele terá que competir com um mineiro para definir o representante brasileiro. Da mesma forma, vai ser feito com o brasiliense Randerson Cordeiro, de Instalações Hidráulicas e a Gás, que ficou com a medalha de prata por uma diferença muito pequena de ponto e vai tentar a classificação para o internacional no mês de março.

Texto: Aline Roriz
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)