A delegação que representará o Brasil na 44ª WorldSkills International embarcou nesta segunda-feira (9) para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde se dará a maior competição de educação profissional do mundo. São 56 jovens profissionais, que vão disputar medalhas em 52 ocupações técnicas da indústria e do setor de serviços. Quatro deles são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF): Fábio Crisóstomo, Gilberto Ferreira, Wanderson Coimbra e Wisley Pereira.
A disputa ocorre a cada dois anos. Em 2017, será de 15 a 18 de outubro. Para participar, os brasilienses encararam uma rotina de treinamentos e de aperfeiçoamento e passaram muito tempo longe de casa. “Minha família me apoia, e isso é fundamental. Estou vivendo um sonho”, disse Fábio Crisóstomo pouco antes de embarcar no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek. O rapaz de 20 anos vai disputar medalha na ocupação de Movelaria.
Gilberto Ferreira, de 19 anos, competirá em Aplicação em Revestimento Cerâmico; Wanderson Coimbra, de 20 anos, em Sistemas de DryWall e Estucagem; e Wisley Pereira, de 19 anos, em Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado. Para chegar à etapa internacional, o quarteto precisou vencer as etapas regionais e nacionais de suas respectivas ocupações. Foram quase três anos até chegar ao mundial, explica Wanderson: “Os padrões de qualidade internacional são diferentes dos brasileiros. São muitas técnicas, muitos detalhes. Foi preciso dedicação, mas estou confiante”.
Nesta edição, a WorldSkills vai receber 1.264 competidores de 68 países. Jecivaldo Oliveira, técnico de Gilberto, explica que toda a delegação brasileira recebeu não só treinamento técnico, mas bastante apoio psicológico. “Trabalhamos muito com eles. Tiramos dúvidas, verificamos possíveis situações que vão enfrentar nas provas. Agora é com eles. Estamos na torcida.”
O Senai é a instituição brasileira associada à WorldSkills International responsável por garantir que o processo seletivo no país siga as regras mundiais. A competição é disputada há 65 anos. O Brasil, que participou pela primeira vez há 34 anos, é o atual campeão mundial: somou 27 medalhas na edição de 2015, em São Paulo.
Texto: Marcus Fogaça
Foto: Hélio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)