Nesta semana, as Seletivas WorldSkills 2019 estão movimentadas para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Além de sediar as provas de três ocupações, com participantes em duas delas, o DF compete nas modalidades de Soluções de Software para Negócios, em Palmas (TO), e de Pintura Decorativa, em Porto Velho (RO). As seletivas vão definir os representantes brasileiros para a maior competição de educação profissional do mundo, que será em Kazan, na Rússia, em agosto do ano que vem.
Fellipe Sousa de Mendonça, de 19 anos, é o representante brasiliense na disputa da ocupação de Soluções de Software para Negócios, realizada no Centro de Educação e Tecnologia do Senai em Palmas. Ele viaja acompanhado do instrutor do Senai-DF Rômulo César. O jovem precisa resolver um problema de logística de uma empresa. Ele tem a missão de chegar à solução por meio de sistemas de computador, utilizando programação e banco de dados. Também será exigido o desenvolvimento de um aplicativo para smartphone. O competidor de Brasília enfrenta jovens de Alagoas, do Espírito Santo, do Maranhão, de Minas Gerais, do Paraná, do Rio de Janeiro, de Rondônia, de Santa Catarina e de Sergipe.
No norte do Brasil, no Sesi-Senai Lagoa, em Porto Velho, está Liara Mendonça de Morais, de 20 anos, que participa da seletiva de Pintura Decorativa. Além da brasiliense, competem representantes do Amapá, do Rio Grande do Sul, de Rondônia, de São Paulo e do Tocantins. A prova é composta por cinco módulos: pintura em porta, design, prova de velocidade, estilo livre e papel de parede. É preciso realizar todas as atividades utilizando três tipos de tinta, que são a acrílica, a PVA e a esmalte. A jovem é acompanhada pelo instrutor do Senai-DF Adilson Batista.
Nas seletivas, os competidores passam por uma série de provas práticas. Precisam mostrar excelência técnica e muita concentração para conseguir o ouro na etapa nacional e tentar carimbar o passaporte para a Rússia. As avaliações desta semana serão realizadas até quinta-feira (14) e os resultados serão divulgados na manhã de sexta-feira (15). Os competidores que ficarem em primeiro lugar seguirão na busca pela vaga na delegação brasileira da WorldSkills 2019. Para garantir a vaga, eles precisarão manter o índice estipulado pela organização em todos os simulados realizados durante o ano.
O DF nas Seletivas WorldSkills 2019
As seletivas brasileiras começaram em 3 de junho e vão ocorrer em 35 municípios de todos os estados e no Distrito Federal, até 14 de setembro, com organização do Senai. O departamento regional do Distrito Federal tem representantes em 19 ocupações.
O DF vai sediar seis das 45 seletivas. Além das que ocorrem nesta semana, a capital federal vai receber em julho e agosto seletivas das ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico, de Movelaria e de Robótica.
Até agora, o Senai-DF conquistou uma medalha de bronze em Design Gráfico, na seletiva realizada em Goiânia, com o competidor Átila Ferreira Assunção.
Conheça nossos competidores e o que será exigido nas provas.