Itapoã recebe Ação Global neste sábado
- Detalhes
- Última Atualização: Sábado, 21 Mai 2016 12:58
O Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) e a Rede Globo Brasília realizam, no próximo sábado (21/5), a 23ª Ação Global, com o tema: “Qualidade de vida – promoção da segurança em saúde”. O evento será promovido no Senai Itapoã (Quadra 202, Bairro Del Lago), das 8h às 16h. A expectativa é receber cerca de 6 mil pessoas que poderão se beneficiar com serviços gratuitos de educação, saúde, esporte, lazer e cultura. O objetivo do evento é facilitar o acesso dessa comunidade a bens, serviços e informações fundamentais, visando contribuir para a promoção da cidadania e para a elevação do bem-estar social.
O local escolhido para receber esta edição é a região do Itapoã. Segundo informações do Governo de Brasília, a ocupação do Itapoã começou no fim da década 1990 e foi se desenvolvendo ano após ano. Dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2015 revelam que a população estimada na região é de 68.587 habitantes. A renda per capita mensal dos moradores do Itapoã está entre as mais baixas do Distrito Federal, a média de R$702.
“O esforço da Ação Global é estar ali para oferecer serviços que orientem, auxiliem e informem as pessoas onde buscar determinados serviços nas áreas de educação, saúde ou emissão de documentos. As atividades são levadas para facilitar a vida do cidadão”, explicou a gerente de qualidade de vida do Sesi-DF, Rejane Santos. Entre os serviços gratuitos oferecidos estão: atendimentos odontológicos, nutricionais e cardiológicos; escovódromo; oficinas de customização e artesanato; ações do maio amarelo; emissão de documentos, como CPF e Carteira de Trabalho; cursos profissionalizantes na área de Construção Civil; cadastro para estagiários; atividades recreativas e culturais.
“O Programa Ação Global é uma iniciativa já consolidada entre o Sesi e a Rede Globo em todo o País e que se repete há anos justamente porque vai ao encontro daqueles que mais necessitam, na oferta de serviços que podem parecer básicos, mas que são capazes de transformar vidas”, ressalta o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.
Parceiros
A Ação Global é uma iniciativa do Sesi e da Rede Globo, em parceria com várias instituições privadas e empresas públicas, entre elas, Caixa Economica Federal, Brasal, Seconci, Senai, e Universidade Católica de Brasília.
No caso da Brasal, a empresa vai oferecer oficinas de reciclagem e de montagem de bonecos feitos de tampa de garrafa pet. Para a coordenadora de gestão de qualidade da Brasal, Renata Barbosa, “essa parceria reforça o pensamento da empresa, o apoio ao desenvolvimento da sociedade e a preocupação da instituição com o foco socioambiental”.
A Universidade Católica de Brasília, UCB, vai atuar no evento em cinco vertentes da área da saúde. Professores e alunos dos cursos de odontologia, nutrição, farmácia, enfermagem e biomedicina vão orientar a população sobre como melhorar alimentação, escovação, higienização, entre outros pontos. Para a Universidade, parcerias como essa são fundamentais para reforçar junto aos estudantes a importância da participação na comunidade. “A Ação Global é feita em uma região carente, onde as pessoas precisam desses serviços e não têm acesso, isso pode melhorar a vida de muita gente. Mesmo que, às vezes, de forma simplificada, mas que pode influenciar em necessidades básicas de cada um”, enfatizou a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília, professora Cristine Savi Fontanive.
Serviço:
23ª Ação Global
Dia: 21/5
Horário: 8h às 16h
Local: Senai Itapoã – Quadra 202, Bairro Del Lago