Equipes do Sesi ficam entre as melhores do DF no DNA
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 16 Junho 2016 14:46
Nesta terça-feira (14/6), a organização do Desafio Nacional Acadêmico divulgou o resultado final da competição. No ranking regional, três equipes da unidade do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) ficaram entre as cinco melhores da capital federal.
Ao todo, foram inscritos 20 alunos da unidade, divididos em quatro equipes. Todos os estudantes foram classificados para a etapa final da competição, que foi realizada no último sábado (9/6). Os representantes do Sesi-DF conquistaram a segunda, quarta e quinta colocações.
O aluno do nono ano do Sesi Gama, Matheus Queiroz (14) é integrante da equipe que conquistou a segunda colocação regional. Ele diz que o enigma final exigiu da equipe um nível alto de raciocínio lógico e que a experiência irá acrescentar muito em sua vida acadêmica. “Comemoramos muito esse resultado. Foi uma experiência gratificante e única”, destaca.
A professora do Ensino Fundamental II, Carolina Rodrigues, acompanhou os alunos desde as inscrições até a divulgação do resultado final. Ela conta que nunca havia participado de uma competição desse nível e que ajudar os alunos foi algo muito interessante. “A cada etapa vencida, eu vibrava junto com eles. Auxiliava na busca das respostas e pude perceber o aumento da maturidade e autonomia a cada pergunta respondida”, elogia a docente.
Apesar do DNA ter finalizado há pouco tempo, a professora já faz planos para a próxima edição. “Já estamos pensando como será no próximo ano. Pretendemos inscrever mais equipes e até estender as inscrições para as turmas do Ensino Médio”.
O evento trouxe um incentivo para os professores envolvidos nesse desafio. Eles pensam em fazer uma competição nos mesmos moldes a nível interno, entre as unidades do Sesi-DF, com o objetivo de envolver mais alunos.
Desafio Nacional Acadêmico
O DNA é a maior competição de conhecimento virtual realizada no país. Foram 110 desafios e um enigma final. As perguntas foram divididas em 11 áreas de conhecimento, sendo elas: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, direito e um tema surpresa. A organização do evento estima que mais de 200 mil alunos já passaram pelo DNA em todas as suas edições.
Este ano, foi a primeira vez que alunos do Sesi participaram do DNA. Na primeira etapa, eles ficaram confinados na escola durante os dois dias da competição para a solução das perguntas. Todas as equipes da escola foram selecionas para a etapa final.