Sesi-DF realiza Torneio Interescolar de Robótica

torneio interescolar robotica corpo materia DSC5070

A nova temporada do Torneio de Robótica está oficialmente aberta. Até às 17h, é realizado o Torneio Interescolar de Robótica do Sesi 2016, na unidade do Gama. Esta é primeira fase para os alunos que almejam um dia chegar às etapas nacional e internacional da competição.

Os juízes avaliam as equipes em quatro provas: Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Core Values e Desafio do Robô. A temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica tem como tema “Animal Allies”, que fala da relação do homem com os animais. “Formamos pessoas para pensar no mundo e nossos alunos estão preparados para isso. Na temporada passada, o tema foi lixo, a ‘Trash Treck’, e na nova temporada a preocupação é o animal aliado ao ser humano, o “Animal Allies”, destaca Elisângela Machado, coordenadora da Robótica do Sesi-DF.

Durante toda a manhã, os alunos passaram pelas etapas de apresentação do Projeto de Pesquisa e Core Values. “Nós aprendemos muito com o Core Values, porque independente se você for da nossa equipe ou da adversária, a gente tem que ser amigos. Nós aprendemos, acima de tudo, a trabalhar em equipe”, destacou os alunos do Sesi Taguatinga, Ives Bontempo e Alexandre Antunes.

torneio interescolar robotica corpo materia CRI6499O superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu, acredita que o empenho de todos os professores da Rede Sesi de Educação é o grande diferencial para o sucesso do Torneio de Robótica. “Eles fazem a Educação do Sesi, eles se entregam como verdadeiros competidores, trazendo toda a experiência e saber para os alunos. É muito gratificante ver esse resultado em forma do envolvimento das equipes, e ver a maneira como esses jovens atuam na robótica, sabendo que amanhã ou depois eles vão fazer parte do mercado profissional do Distrito Federal”, comenta.

O grande objetivo do Torneio é desenvolver e estimular o aprendizado de conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. A competição também incentiva os alunos a escolherem carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias, fundamentais para a inovação nas empresas. Segundo Elisângela Machado, “a competição desenvolve valores como: trabalho em equipe, competição amigável, compartilhamento de informações, além de trabalhar a diversão por meio do Robô e da criatividade”.

O resultado do Torneio Interescolar de Robótica será divulgado a partir das 17h.

Equipes

São mais de 100 alunos, entre 10 e 16 anos, divididos em dez equipes, que disputam vaga na fase regional da competição. As equipes campeãs receberão Troféu de Premiação dos segmentos avaliados. Esta etapa é a seletiva para composição do Clube da Robótica e, por meio dela, serão formadas as equipes que participarão dos Torneios de Robótica Etapas Regional e, futuramente, nacional e internacional.

A Romatech, do Sesi Gama, desenvolveu um projeto baseado na produção de ovos agro-sustentáveis. Da mesma unidade, a Animal Defenders propõe oferecer a crianças e idosos a companhia de animais que estão em tratamento nas ONG`s. Ainda da unidade do entorno Sul, a Cachorro Doido propõe o desenvolvimento de um aplicativo que ajuda quem se interessar a encontrar animais para adoção. A Zooboots do Gama propõe a utilização de animais abandonados para tratar pessoas com depressão.

A equipe do Sesi Taguatinga Lego Rangers propõe o debate em torno do Zika Vírus, com foco em saúde pública. A ideia é desconstruir a campanha em acabar com o mosquito e tentar harmonizar a coexistência entre ele e o ser humano. Da mesma unidade, a Cat Girls propõe a instalação de pontos, com sacolas para a dispensa das necessidades fisiológicas dos animais. Os estudantes de Taguatinga da League of Bees propõem o uso de agrotóxicos no meio ambiente e como eles prejudicam as abelhas. A Mechanic Cat propõe a prestação de serviços para ajudar pessoas com deficiências, por meio de eco terapia.

Representando o Sesi/Senai Sobradinho, a Unity Boots propõe a criação de um aplicativo que ajude a resolver o abandono de animais. A Super Robots Revolutions, também da unidade Sobradinho, projeta o desenvolvimento de um jogo que auxilie o ensino de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio sobre a importância em cuidar dos animais.

 

Aline Reis
Com informações de Gabriela Soares e Marcus Fogaça
Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)
Assessoria de Imprensa
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra