Concurso Regional de Quadrilhas - Conqua
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Prestes a completar 50 anos, Brasília reúne em seus quase 2 milhões de habitantes a essência do Brasil. A capital do País abriga todos os brasileiros. No coração do Planalto Central, há gente do Norte ao Sul... mas o Nordeste é presença marcante no Distrito Federal. E, todo mês de agosto, Brasília abre suas asas e eixos para receber toda a tradição nordestina em uma grande festa junina, julina e agostina. Por aqui, é São João, Santo Antônio, São Pedro, São Paulo, São José... são todos os santos abençoando um grande festival de quadrilhas, uma festa pra todos os brasileiros. Realizado há quinze anos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) e pela Rede Globo Brasília, o Concurso Regional de Quadrilhas debutou, em 2009, em um grande baile de dança e alegria, sonho e magia.
Cerca de 60 mil pessoas assistiram, extasiadas, ao desfile de música e emoção de 30 agremiações, reunindo aproximadamente 950 dançarinos, que passam um ano inteiro esperando, ansiosamente, pela noite de lua e estrelas cintilantes, em que o marcador dá o avance inicial para a realização de um grande espetáculo, povoado por noivos caipiras, padres, delegados, lampiões e marias-bonitas. Chapéu de palha, vestido de chita, calça remendada, camisa xadrez, bota de couro e laço de fita nos cabelos desenham o figurino. Forró, xote, baião, frevo e até o sertanejão da roça dão o ritmo da festa. Muito mais que uma dança, é a busca coletiva pela realização de um sonho. Sorrisos, lágrimas e até desmaios: a emoção está estampada no rosto de cada dançarino. São mulheres e homens de todas as idades, cores e sotaques – uma característica forte da capital da República.
Na mesma ocasião, Brasília ainda recebe o concurso nacional. O Arraiá Brasil deste ano reuniu, pelo 5º ano consecutivo, dez grupos de quadrilha de diversos estados. Bahia, Sergipe, Goiás, Tocantins, Pará, Roraima, Paraíba, Minas Gerais e o Distrito Federal mostrando que o brasileiro não representa o caipira: o povo brasileiro, em qualquer canto do País, é caipira de fato. O Concurso Regional de Quadrilhas da capital federa é a mostra da verdadeira cultura brasileira. As quadrilhas que se apresentam em Taguatinga são essencialmente valiosas, porque congregam as diversidades infinitas que existem dentro do nosso País, com originalidade, criatividade, propriedade e muito amor pelas suas origens interioranas. Brasília tem o nordestino, o mineiro, o goiano, o paulista do interior, o gaúcho da fronteira, o carioca do subúrbio e reflete esse caldeirão cultural em um belíssimo festival que representa a própria história do Brasil.