Sesi-DF realiza formatura da 10ª turma do ViraVida

viravida corpomateria

Na próxima quarta-feira, 20/7, será realizada a formatura da 10ª turma do ViraVida do Sesi-DF. A cerimônia será às 16h, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. A data marca o fim do ciclo de 50 alunos que passaram por meses de cursos e orientações junto ao Sesi, Senai e Senac, com o objetivo de mudar suas histórias. O ViraVida é um programa do Conselho Nacional do Sesi e tem como finalidade auxiliar crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social.

Durante 12 meses, esses jovens passam por momentos em sala de aula com educação básica - Ensino Fundamental e Médio; qualificação profissional do Senai ou Senac; além da inserção no mercado de trabalho. Com a formatura, entrarão no mercado de trabalho profissionais especializados em automação residencial, informática básica, operador de computador, montador e reparador de microcomputador, auxiliar administrativo e recepcionista. O projeto ainda atua no eixo psicossocial, com acompanhamento médico e psicológico.

Os profissionais que atuam no projeto têm diversas barreiras para vencer junto aos jovens. “Entre as dificuldades a serem superadas pelo ViraVida estão: baixa autoestima, várias formas de violência, manter os adolescentes matriculados e frequentando as aulas e, ainda, cumprindo as atividades do projeto. Mas o maior desafio de todos é ter 100% dos jovens inseridos em programas de aprendizagem ou estágio”, explicou a coordenadora do projeto no Distrito Federal, Cida Lima.

O projeto já atendeu mais de cinco mil jovens em todo o Brasil. A 11ª turma no DF começa neste mês de julho e atenderá 100 jovens, divididos em quatro turmas: duas pela manhã e duas à tarde.

ViraVida

O ViraVida visa combater a violência sexual, fornecendo educação e sendo ponte para o emprego para os jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. O programa oferece educação básica, formação profissional e atenção psicossocial, gerando as habilidades necessárias para trazer o fortalecimento dos alunos e a conquista da autonomia.

No Distrito Federal, o ViraVida já teve quase 500 matrículas realizadas nos últimos anos. No último mês de março, foi realizada a formatura da 9ª turma, com 42 jovens, sendo que mais de 60% já saiu do curso com vaga de emprego e estágio garantida em órgãos públicos ou entidades privadas. A proposta socioeducativa é coordenada pelo Sesi-DF, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, integrada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, entre outros.

Aline Reis
Assessoria de Imprensa
Serviço Social da Indústria no Distrito Federal – Sesi-DF
Telefone: (61) 3362.6171
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.