Frequentadores do Restaurante Sesi Brasília têm almoço musical
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 23 Setembro 2016 08:10
Os frequentadores do restaurante do Sesi Brasília, localizado no SIA trecho 2, tiveram um almoço diferente do habitual. Na tarde desta quarta-feira (21/09), a refeição foi ao som de flautas. Os usuários foram agraciados com a apresentação musical do grupo Doce Som do Sesi Taguatinga.
O repertório contou com canções como Black Eyer Peas, I Gotta Feeling; Lulu Santos, Tempos Modernos; Tim Maia, Azul da Cor do Mar; o tema do filme Piratas do Caribes e outras, que tornaram o horário de almoço um momento prazeroso, de descontração e lazer.
“Nós fazemos várias apresentações, em diversos lugares. O objetivo de tocar aqui no Sesi Brasília foi de tornar o horário de almoço dos frequentadores um pouco mais leve com música boa”, completou a professora de música do Sesi Taguatinga, Andrea França D'Andria. Ao fim de cada melodia, os presentes aplaudiam os pequenos instrumentistas, que não escondiam, no sorriso, a satisfação pelo reconhecimento.
O restaurante do Sesi Brasília é aberto ao público entre 11h e 13h30, de segunda a sexta-feira. Os contribuintes pagam o valor acessíveis de R$ 10 e os não contribuinte, R$ 11 para comida à vontade. Toda as refeições são balanceadas e acompanhadas por nutricionistas, que verificam a temperatura e qualidade dos alimentos. Além disso, os usuários têm à disposição salada com variações de verduras, arroz, feijão, diversos tipos de carnes, frangos, peixes, sucos, sobremesas e frutas.
Projeto música no Sesi
O projeto Doce Som tem o objetivo de ensinar aos alunos a importância da Flauta na música, os diversos tipos existentes e os diferentes sons emitidos pelo instrumento. “Eles começaram aprendendo a tocar a Flauta Doce e, com o desenvolvimento e habilidade adquirida, foram se especializando nas outras possibilidades”, ressalta Andrea. Hoje, os alunos estão aptos a tocar Flauta Doce, Soprano, Tenor, Contralto, Sopranino e Flauta Baixo.
O estudante do Sesi Taguatinga Igor Rodrigues começou a fazer a aula de flauta há 9 meses e é um dos mais novatos da turma. Após aprender a Flauta Doce, o aluno, que cursa o sexto ano, também já se especializou nas Flautas Sopranino, Soprano e Contralto. Ele conta que, na apresentação, ficou com um pouco de medo, mas depois sentiu-se tranquilo e confortável frente aos espectadores. "Quando começamos a tocara música que mais gosto, o tema do Piratas do Caribe, eu perdi o medo de errar e fiquei mais a vontade", completa.
A professora ressalta a importância da música na formação da personalidade e individualidade dos alunos. “Com a música, eles aprendem a ser persistentes pois há notas musicais difíceis, então acabam levando isso para a vida”, destaca.
O Sesi possui projetos de inserção da música na grade escolar dos alunos como atividade lúdica, o que complementa a educação e a formação de caráter. Os alunos são incentivados, desde cedo, a participar das atividades para desenvolver habilidades e estimular o respeito e o trabalho em equipe. Além das aulas de flautas, o Sesi Taguatinga formou uma orquestra composta por cerca de 40 alunos das turmas de música, que consiste no desenvolvimento inicial dos instrumentos da orquestra, oferecendo aulas de violino, violão, violoncelo, contrabaixo, guitarra, teclado, flauta doce e canto coral.
Em breve, as unidades do Sesi-DF (Taguatinga, Gama e Sobradinho) abrirão vagas para os Ensinos Fundamental e Médio. Matricule seu filho e torne-o um músico.
Outras informações nos números: Gama – 3484-9618/ Taguatinga – 3355-9500/ Sobradinho – 3487-8617
Por Gabriela Soares
Foto: Cristiano Costa