Parceiros do ViraVida são homenageados na CLDF

Viravida cafecomparceiros corpomateria CRI6861

Os parceiros do programa ViraVida vão receber moção de louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no dia 13/10, às 10h. A proposta da homenagem foi apresentada pelo deputado Distrital Rodrigo Delmasso, devido ao importante trabalho desenvolvido pelo programa. O ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, e tem como objetivo combater a violência sexual, fornecendo educação profissional e inserção no mercado para os jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Para que o programa possa ser executado da melhor forma, ele conta com dezenas de parceiros, entre eles o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). No total, serão 38 homenageados pela parceria firmada com o Programa ViraVida, em prol do desenvolvimento dos jovens vítimas de violência sexual. É por meio das parcerias que muitos dos jovens vítimas de violência sexual passam a ter novas perspectivas e podem ser retirados de qualquer situação de negligência.

A entrega dessas moções de louvor aos parceiros do programa ViraVida é uma demonstração de que a Câmara Legislativa reconhece a importância do programa e das parcerias firmadas com diversas empresas contratantes, entidades do Sistema S e integrantes do Sistema de Garantia de Direitos.

O deputado Rodrigo Delmasso acredita que a realização da Sessão Solene contribuirá para o fortalecimento do Programa ViraVida, bem como despertará toda a sociedade para a proteção das nossas crianças e adolescentes.

ViraVida no DF

No Distrito Federal, o ViraVida está na 11ª turma. A proposta socioeducativa do programa é coordenada pelo Sesi-DF, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, integrada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, entre outros. O programa oferece educação básica, formação profissional e atenção psicossocial, gerando as habilidades necessárias para trazer o fortalecimento dos alunos e a conquista da autonomia.

Em quase 10 anos de atuação no DF, o ViraVida já formou dez turmas, com 500 matrículas realizadas nos últimos anos. No último mês de julho, foi realizada a formatura de 50 jovens, sendo que mais da metade já saiu do curso com vaga garantida em órgãos públicos ou entidades privadas. Atualmente, há uma turma em andamento com 83 alunos em salas de aula.

 

 

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)