Judoca do Sesi é homenageada da Câmara Legislativa
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 18 Outubro 2016 15:25
A judoca Luiza Cristina Mota (17) e a escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Taguatinga – representada pelo coordenador de vida saudável, Robson Alves Feitosa – e toda delegação brasiliense participante da Gymnasiade 2016, realizada na Turquia, em julho deste ano, foram homenageados pelo deputado Professor Israel, na tarde dessa segunda-feira (17/10), em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Compuseram a mesa o deputado Professor Israel, o secretário de educação do Distrito Federal, Júlio Gregório, a coordenadora pedagógica, representando a secretária Leila Barros, Rossana Benck, o presidente da internacional School Sport Federation, Robson Aguiar, o presidente da Federação Regional do Desporto Escolar do DF e Entorno, Marcelo Ottoline e a campeã de Judô na categoria Meio Médio na Gymnasiade 2016, representando os alunos atletas, Luana Coelho da Costa.
"Fico honrado em homenagear os atletas brasilienses que participaram da Gymnasiade e ajudaram neste excelente trabalho que resultou no primeiro lugar no quadro de medalhas", ressalta o deputado Professor Israel. O parlamentar salienta, ainda, a importância do esporte na formação do ser humano. “O esporte permite às pessoas de todas as classes sociais vivenciem histórias grandiosas e vitoriosas. Ele permite que você conheça o mundo, além de ensinar a trabalhar em equipe e melhorar a saúde física e mental. Eu parabenizo todos nossos atletas por valorizarem o esporte e a oportunidade que tiveram" completou o deputado.
A judoca do Sesi estava focada nos treinos para outro campeonato, quando foi pega de surpresa com a possibilidade de competir na seletiva nacional da Gymnasiade, que dava vaga para a competição mundial, em julho, na Turquia. A seletiva foi realizada em Belo Horizonte (MG) e a atleta conquistou o primeiro lugar, no qual garantiu vaga para o torneio mundial. Já na Turquia, a brasiliense conquistou o 5º lugar, na categoria Meio Médio. “Apesar de não ter subido no pódio, foi uma experiência maravilhosa poder participar e representar meu país em uma competição mundial”, completa a atleta. A jovem, que treina no Sesi há nove anos, tem uma rotina corrida e divide o tempo entre o estudo na escola, o curso técnico em Multimídia no Senai Taguatinga e, entre os turnos, o treino de judô. “Um dia eu posso até parar de competir, mas nunca vou abandonar a modalidade, pois me trouxe muitos benefícios para a saúde, além de disciplina e crescimento pessoal. Sou grata ao Sesi por me proporcionar isto”, ressalta Luiza.
Carinhosamente chamado de “Sensei” pela atleta – que significa instrutor em Japonês –, o professor de judô do Sesi Taguatinga, Carlos Roberto, acredita na formação da aluna como atleta de alto nível. "É uma menina que se comporta adequadamente ao esporte e tem muita disciplina. Então, o Sistema Fibra acredita no potencial dela e dos demais alunos que prepara. E eles estão capacitando a Luiza, não apenas para o esporte. Ela faz o curso no Senai, de onde vai sair preparada também para o mercado de trabalho"
Para o futuro, Luiza deseja concluir o curso no Senai e fazer uma faculdade de Educação Física, almejando trabalhar no Sesi por acreditar na instituição como forte instrumento formador de grandes profissionais e atletas “Eu passo minha vida dentro do Sesi. Estou lá todos os dias em tempo integral. Vejo que eles acreditam no potencial dos alunos e se esforçam para formar pessoas boas e atletas de alto nível”, completa a aluna.
A competição
O Brasil teve o melhor desempenho na competição este ano, ao atingir o primeiro lugar geral no quadro de medalhas. Foram 128 medalhas ao total, sendo 57 de ouro, 32 de prata e 39 de bronze, deixando para trás anfitriã Turquia, que conquistou 128 medalhas e a França com 56 medalhas.
A Gymnasiada é considerada o maior campeonato escolar do mundo, ao reunir milhares de atletas, oriundos do Ensino Médio das redes públicas e privadas do país. Realizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), a competição tem o objetivo de fomentar o desporto escolar mundial e propicia aos jovens atletas, a integração cultural.
No torneio, os atletas competem em 9 modalidades: atletismo, ginástica aeróbica, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, tênis e xadrez, nos gêneros masculino e feminino.
A Gymnasiade no Brasil
Em 2013 a Gymnasiade foi realizada no Distrito Federal, coroando um momento histórico para as Américas, e principalmente para o Brasil, que pela primeira vez sediou um evento escolar desse porte, contando com 2 mil atletas de 30 países, que competiram em 8 modalidades e garantiu o segundo lugar no quadro geral de medalhas.
Por Gabriela Soares
Foto: Cristiano Costa