Alunos de música do Sesi realizam primeira apresentação musical

Musicalizacao corpo materia 197

Certo de que a música pode atuar como um meio educador na formação de uma sociedade, O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) influencia, desde cedo, as crianças a se tornarem sensíveis e receptiva aos sons. O trabalho nas aulas de música é desenvolvido de forma lúdica, utilizando jogos e brincadeiras musicais com o objetivo de associar teoria e prática simultaneamente.

Prova de que o trabalho feito nas salas de aula do Sesi dá um lindo retorno, foi a apresentação realizada na noite da última sexta-feira (28/10), na sala Yara Amaral, do Centro Cultural do Sesi Taguatinga. O evento reuniu cerca de 160 alunos que se revezaram nas apresentações de Musicalização, Canto e Coral e Flauta Doce. A apresentação é resultado de muitas aulas e ensaios sob a regência da professora Andrea D’Andria e da estagiária Diana Souza. O auditório lotado foi agraciado com canções da Palavra Cantada, Skank, Bob Marley, Quenn e Mozart.

De acordo com Andrea D’Andria, a música auxilia na formação de personalidade das crianças. “Eles aprendem a respeitar as diferenças, cada qual toca um instrumento, e cada um tem seu timbre e hora certa para tocar, além ajuda-los a superar suas próprias limitações e a ter generosidade. Eles formam um grupo, então para que a equipe se destaque, ninguém pode aparecer individualmente”, completa Andrea.

A Aluna do 1º ano, Elisa Santos se apresentou pela primeira vez em público e tocou o instrumento chocalho. Apesar da timidez, diz que sentiu-se como “estrela de cinema” em estar no palco sendo aplaudida por centenas de pessoas “Na hora da apresentação, eu senti muito amor e alegria no coração. Quase chorei de emoção”, conta a aluna, que começou as aulas de música este ano e já se destaca pela desenvoltura com os instrumentos.

As aulas de musicalização, canto coral e flauta doce têm como objetivo desenvolver, apoiados em princípios da pedagogia da música, os primeiros passos no universo musical, a inclusão, a sensibilidade auditiva, motora, percepção rítmica e melódica, para que futuramente, esta criança ingresse com mais facilidade de aprendizado em um instrumento musical visando o ingresso na Orquestra da escola.  

O Sesi-DF defini a musicalização como a pré-escola da música, por meio de um conjunto de atividades que visa a sensibilização e que busca ampliar os conhecimentos musicais da criança, de forma bastante intuitiva.

As aulas são ministradas em contra turno para os alunos matriculados em período integral no Sesi-DF. As unidades do Sesi-DF (Taguatinga, Gama e Sobradinho) estão com vagas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio. Matricule seu filho e torne-o um músico.

Outras informações nos números: Gama – 3484-9618/ Taguatinga – 3355-9500/ Sobradinho – 3487-8617

 

Por Gabriela Soares

Foto: Mateus Bonomi