Próteses animais embasa projeto de pesquisa de robótica do Sesi Gama

lego field corpo

A equipe de robótica Lego Field do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) da unidade do Gama entra na briga da competição regional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), que acontecerá nos dias 4 e 5 de março de 2017, em Blumenau (SC). A disputa garante vaga à equipe vencedora, para representar Brasília na competição Nacional, de 13 a 15 de março de 2017, no Distrito Federal.

O projeto proposto pelos alunos foi denominado “The Walking Pets”. Trata-se de uma plataforma virtual em que os donos de animais com algum tipo de deficiência locomotora possam solicitar a fabricação de próteses, de acordo com o tipo de limitação do seu animal.  O serviço de desenvolvimento das próteses seria totalmente humanitário e gratuito, o oferecido por pessoas que, por meio da plataforma, fazem seus serviços de forma voluntária.  

Ao postar na plataforma a deficiência ou dificuldade locomotora do pet, os voluntários fariam uma avaliação para depois ver a real necessidade do animal em ter uma prótese que facilite a locomoção dele. “Este profissional fará um estudo do caso totalmente gratuita, pois alguns animais conseguem se adaptar à deficiência, e, de repente, uma prótese, poderia dificultar a movimentação do animal, ao invés de ajudar”, explica a componente da equipe, Catharina Farias Lima.

Após a análise, o diagnóstico ficaria disponível na plataforma, para que o voluntário possa avaliar que tipo de prótese o animal precisa e se ele tem condições para ajudá-lo.

Apesar de o serviço ser oferecido totalmente gratuito por pessoas que desejam ajudar animais e os donos que não têm condições financeiras para pagar por uma prótese, a plataforma terá disponível um espaço destinado para os beneficiados, caso sintam-se satisfeitos com o trabalho feito e possuam condições financeiras, para recompensar o voluntário com qualquer quantia.

A equipe chegou até este projeto após um trabalho de observação em feiras de doação de animais em que, apesar de existirem muitas tentativas para adotar bichos com algum tipo de deficiência física, não é de conhecimento público nenhuma medida eficaz que seja aplicada em larga escala e de forma gratuita para o tratamento e cuidado desses animais especiais.  

A equipe constatou que a deficiência mais encontrada entre eles é a paralisia de membros. Foi observado, também pelos alunos, que, nas feiras de adoção, apenas 10% do total de bichinhos escolhidos para ganharem novos lares são pets que apresentam deficiência motora.

Pesquisa

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 44,3% dos domicílios do país possuem pelo menos um cachorro, o equivalente a 28,9 milhões de unidades domiciliares. O IBGE estimou a população de cachorros em domicílios brasileiros em 52,2 milhões, o que dá uma média de 1,8 cachorro por domicílio que tem pelo menos um cão. Em relação à presença de gatos, 17,7% dos domicílios possuem pelo menos um, o equivalente a 11,5 milhões de unidades domiciliares em todo o Brasil.

Clube de Robótica do Sesi-DF

A delegação do Sesi-DF é composta por seis equipes (três do Gama, duas de Sobradinho e uma de Taguatinga). Elas vão em busca da vaga para a competição Nacional do Torneio, realizada em março, em Brasília. As equipes irão disputar em três regionais diferentes, em datas e locais distintos. Para garantir vaga no nacional, a equipe precisa se destacar nos itens avaliados na competição: Projeto de pesquisa, desafio do robô e Core values.

Cronograma das competições regionais

DATA EQUIPE UNIDADE LOCAL
02 a 03/12/16 Energybots Sesi Gama Vitória (ES)
09 e 10/12/16 Albatroid Sesi Taguatinga Natal (RN)
09 e 10/12/16 Lego of Olympus Sesi Gama Goiânia (GO)
09 e 10/12/16 Bisc 8 Sesi Sobradinho Goiânia (GO)
09 e 10/12/16 Ohana Sesi Sobradinho Goiânia (GO)
04 e 05/03/17 Lego Field Sesi Gama Blumenau (SC)

Robótica no Sesi-DF

O Sesi-DF oferece a todos os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio a opção de fazer Robótica no contraturno. São aulas ministradas por professores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. Durante esses encontros, as crianças e adolescentes aprendem brincando, por meio de uma forma de ensino inovadora. Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

As matrículas para o ano letivo 2017 no Sesi-DF estão abertas. Ao matricular o seu filho em uma das três escolas do Sesi no Distrito Federal, você pode optar por incluí-lo nas turmas de robótica, que são aplicadas no contraturno, no período da tarde.

Para outras informações, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones: (61) 3484-9617 para falar no Sesi Gama; (61) 3487-8613, no Sesi Sobradinho; e (61) 3355-9559, no Sesi Taguatinga.

Por Gabriela Soares

Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)