ViraVida encerra 2016 com ótimas perspectivas para o próximo ano

Vira vida seminario corpo materia CRI5989

Com a chegada do último mês de 2016, é o momento de avaliar o ano que passou e analisar as expectativas para o próximo. Nesse sentido, foi realizado, na última terça-feira (29/11), no Centro Cultural Sesi, o seminário regional ViraVida. No evento foram apresentados os indicadores de sucesso para 2017 e os resultados conquistados em 2016. Além disso, foi realizada a Mostra Cultural Brasilidade, com exibição dos trabalhos feitos pelos alunos do programa. O ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, e tem como objetivo combater a violência sexual, fornecendo educação profissional e inserção no mercado para os jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica.

No Distrito Federal, o ViraVida está na 11ª turma. A proposta socioeducativa do programa é coordenada pelo Sesi-DF, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, integrada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, entre outros. O programa oferece educação básica, formação profissional e atenção psicossocial, gerando as habilidades necessárias para trazer o fortalecimento dos alunos e a conquista da autonomia.

Para os coordenadores do programa, 2016 foi um ano de múltiplas superações. “Nós iniciamos o ano com um cenário não muito favorável, mas as coisas foram acontecendo. Conseguimos concluir o processo de inserção da turma 11 com muitos desafios, mas a equipe estava engajada com esse propósito”, explicou a coordenadora do ViraVida no DF, Cida Lima.

Em quase 10 anos de atuação no DF, o ViraVida já formou dez turmas, com 500 matrículas realizadas. No último mês de julho, foi promovida a formatura de 50 jovens, sendo que mais da metade já saiu do curso com vaga garantida em órgãos públicos ou entidades privadas. Atualmente, há uma turma em andamento com 83 alunos em salas de aula.

A inserção dos jovens no mercado de trabalho só pode ser feita graças a parceria que o programa ViraVida tem com diversas entidades e empresas do Distrito Federal, como o Sesi, Senac, Sesc, Caesb, Drogasil, Defensoria Pública e muitos outros. “A essência do programa é a parceria. Então, cada vez mais a gente tem buscado novos parceiros, tem buscado fortalecer os parceiros de longa data, porque é a soma de todos esses esforços que traz esse resultado, que é conhecido nacionalmente e internacionalmente”, destacou a assessora de projetos sociais do Conselho Nacional do Sesi, Roberta Macedo.

Próximo ano

Para 2017, as expectativas do ViraVida no DF são as melhores possíveis. A coordenação do programa acredita que será possível fazer a inserção de 100 novos alunos em março do ano que vem. “Nós conseguiremos atender mais esse jovens graças ao apoio irrestrito do Sistema Fibra e do deputado Rodrigo Delmasso, que designou uma emenda para nós Então, estamos com peito em festa, agradecendo muito a Deus por colocar pessoas boas no caminho do ViraVida”, finalizou Cida Lima.

Texto: Aline Reis e Gabriela Soares
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)