Sesi-DF ganha dois prêmios no Torneio Regional de Robótica no ES

robotica energybots vitoria corpo materia

Nos dias 2 e 3 de dezembro, foi realizada a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), em Vitória (ES). A equipe do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), Energybots, representou a unidade do Gama e encerrou a competição com duas premiações: como melhor técnico e na categoria Estratégia e Inovação. Além disso, terminou o torneio como primeira suplente, ainda tendo chance de participar da etapa nacional da competição, que será realizada em março de 2017, em Brasília.

A seletiva de Vitória teve a participação de 30 equipes, formadas por estudantes de escolas públicas e particulares de São Paulo, Distrito Federal e Espírito Santo. As três equipes com melhor avaliação foram capixabas: em primeiro lugar, ficou a Lego Side, do Sesi Maruípe; em segundo lugar, a equipe Retry, do Monteiro Lobato; e o terceiro lugar ficou com Troia, do Sesi Linhares. As três se classificaram diretamente para a etapa nacional. As equipes Energybots (Sesi Gama - DF) e The Kings (Sesi Linhares - ES) ficaram como suplentes, ainda tendo chance de irem a Brasília.

Além da classificação geral, as equipes foram avaliadas pelo corpo de juízes nas categorias: melhor técnico; melhor projeto de pesquisa; design do robô, que se desdobra em melhor desempenho do robô na mesa e estratégia e inovação; além de Core Values, que são os valores do torneio.

As premiações do Sesi-DF foram como melhor técnico para o professor Roger Diego. Ele foi eleito após uma avaliação feita com os alunos, em que a resposta da equipe foi dada em forma de cordel. O poema criado pelos estudantes para elogiar o técnico agradou os jurados. A equipe Energybots ganhou primeiro lugar em Estratégia e Inovação, que faz parte da categoria de Design do Robô. Nesse quesito, os avaliadores analisam se a estratégia de trabalho do robô está bem definida e se o robô tem algo de inovador em relação aos outros competidores.

O tema da temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica é Animal Alliens, e os participantes precisaram desenvolver projetos de pesquisa que busquem melhorar a convivência entre seres humanos e animais. Os projetos apresentados durante os dois dias de competição chamaram a atenção do público pela inovação e, muitas vezes, por se tratar de ideias simples e de fácil aplicação no dia a dia.

A equipe do Distrito Federal, por exemplo, utilizou uma garrafa PET para diminuir os efeitos do derramamento de óleo na natureza. Eles utilizaram como base do projeto os acidentes que podem ocorrer na exploração e transporte do petróleo, causando sérios danos ao meio ambiente. Os componentes da Energybots desenvolveram uma solução inovadora, chamada de MAR (Marine Animal Rescue), composta por garrafa PET triturada que absorve o óleo industrial que vazou para o mar, evitando a morte de animais marinhos e diminuindo os impactos ambientais.

Próximas competições

Essa semana, tem mais competições regionais do Torneio de Robótica. A delegação do Sesi-DF é composta por seis equipes, e três delas vão buscar a vaga no nacional nos dias 9 e 10 de dezembro, em Goiânia (GO) e Natal (RN).

Na cidade goiana, estarão as equipes Bisc 8, Ohana e Lego of Olympus. A unidade integrada Sesi/Senai Sobradinho irá entrar na briga para uma vaga na competição nacional com duas equipes: a Bisc 8 e a Ohana. No projeto de pesquisa, a primeira delas busca levar informações seguras e adequadas sobre a saúde de animais, por meio de aplicativo para celular, proporcionando aos donos facilidade e praticidade com as informações. Já a equipe Ohana, desenvolveu um jogo de tabuleiro para testar o conhecimento das pessoas sobre animais, habitats e a relevância para o equilíbrio ecológico.

A Lego of Olympus, do Sesi Gama, desenvolveu um projeto pensando em evitar a contaminação da carne e o leite de bovinos, por meio das fezes que atraem moscas varejeiras. A ideia consiste no recolhimento dos dejetos que seriam colocados em um biodigestor para transformação do gás metano em biogás e futura utilização doméstica do gás no fogão, diminuindo o uso do gás de cozinha e forno à lenha.

Já a equipe Albatroid vai disputar o regional em Natal. Os alunos, ao detectarem a falta de informação sobre as colmeias e, consequentemente, o comprometimento da integridade das abelhas, decidiram criar um sistema de gestão nas informações coletadas no apiário pelo apicultor, por meio de aparelho de áudio. O sistema propõe a coleta, armazenamento e processamento de informações para subsidiar a tomada de decisão no manejo da colmeia.

A Lego Field, do Sesi Gama, vai participar do regional em Blumenau (SC), nos dias 3 e 4 de março de 2017. A equipe tratará da reabilitação de animais com deficiência física. A equipe criou uma plataforma, chamada “The Walking Pets”, para que os donos dos pets deficientes, possam solicitar a fabricação de próteses de acordo com o tipo de limitação do seu animal.

Robótica no Sesi-DF

O Sesi-DF oferece a todos os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio a opção de fazer Robótica no contraturno. São aulas ministradas por professores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. Durante esses encontros, as crianças e adolescentes aprendem brincando, por meio de uma forma de ensino inovadora. Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

As matrículas para o ano letivo 2017 no Sesi-DF estão abertas. Ao matricular o seu filho em uma das três escolas do Sesi no Distrito Federal, você pode optar por incluí-lo nas turmas de robótica, que são aplicadas no contraturno, no período da tarde. Para outras informações, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones: (61) 3484-9617 para falar no Sesi Gama; (61) 3487-8613, no Sesi Sobradinho; e (61) 3355-9559, no Sesi Taguatinga.

Texto: Aline Reis
Foto: Fábio Martins/Sistema Findes
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)