Etapa regional do torneio de robótica iniciou nesta sexta-feira

gabiiiiiiiiiiiii

Teve início na manhã desta sexta-feira (09/12) a etapa Regional Centro-Oeste do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), no Serviço Social da Indústria (Sesi) Canaã, em Goiânia (GO).  O evento reuniu cerca de 400 competidores de 39 equipes de diversos estados. Todos eles entram na briga para garantir vaga na etapa Nacional do torneio, que será realizada em março de 2017, em Brasília. 

O Sesi-DF foi representado por três equipes: Ohana e Bisc8, do Sesi Sobradinho e Lego of Olympus, do Gama. Apesar de disputarem entre si para garantir vaga no Nacional, as equipes deram um show de parceria e espírito de equipe. 

Neste primeiro momento, as equipes apresentaram as avaliações de sala, que são realizadas de forma reservada, apenas aos juízes. Os alunos explicam sobre toda a pesquisa que realizaram sobre o tema proposto na temporada, Animal Allies – que trata da relação do homem com os animais -, apresentaram sobre Core Values, que é o espírito de equipe, a integridade dos componentes e, sobretudo, o respeito com os adversários. Por fim, são avaliados quanto ao desing do robô criado por eles. A parte mais animadora das provas fica para a disputa dos robôs.  Em uma mesa de competição, os robôs de lego realizaram tarefas autônomas como, por exemplo, resgatar animais de áreas alagadas e transportar um tubarãoem um aquário. Os competidores realizaram diversos rounds testes e puderam avaliar o desempenho dos robôs, podendo fazer alterações e aperfeiçoar a desenvoltura do equipamento para o round final, que será realizado neste sábado (10/12).

“Com a experiência de hoje e as observações que os juízes fizeram, os alunos irão fazer algumas alterações para que a gente consiga subir no ranking amanhã. Mas, pelo fato de ser a primeira vez que os alunos participam, foram bastante elogiados e se saíram muito bem. Eu fiquei muito orgulhoso porque se saíram até melhor do que o esperado”, ressalta o técnico da equipe Bisc8, Jonas Dias.A equipe desenvolveu um aplicativo de celular que reúne informações importantes e relevantes para a saúde e bem estar dos cães.

A equipe Ohana desenvolveu um jogo de tabuleiro com perguntas e repostas sobre o ecossistema, animais e sua importância. O jogo foi apresentado para os juízes e os visitantes que passaram pelo Sesi Canãa para conhecer um pouco mais sobre o torneio e a robótica. “As apresentações foram ótimas, conforme tinhamos ensaiado. Na mesa, precisamos melhorar alguns detalhes que foram citados pelos juízes para melhorar nosso robô. Mas os visitantes que passaram pelo nosso pit, gostaram muito do jogo. Estou muito satisfeito pelo trabalho que desenvolvemos”, conta Lucas Fonseca Alves, integrante da equipe.

Por fim, a equipe Lego of Olympus, do Sesi Gama, defende a criação de um biodigestor para eliminação das fezes dos bovinos que atrai a mosca varejeira, desenvolvendo várias doenças e levando até à morte.  Para a técnina da equipe, Tereza Cristina, no modo geral, a equipe realizou ótimas apresentações em sala de aula e teve bom rendimento na mesa. “Teve alguns momentos de nervosismo, mas é normal. Amanhã, teremos mais rounds e é a chance de fazermos melhor e carimbar nossa vaga no nacional", completa.

Nordeste

Outra etapa do Torneio Regional de Robótica teve início na manhã desta sexta-feira na Região Nordeste. As disputas foram realizadas em Natal (RN). O evento reuniu cerca de 250 competidores de 25 equipes. Com muita diversão e tratando de assunto relevantes sobre o cuidado com os aimais – tema da temporada – os alunos almejam uma vaga para disputa Nacional.

gabiii

A equipe Albatroid, do Sesi Taguatinga, representa o Distrito Federal, e busca a chance de disputar a etapa Nacional do Torneio. Eles apresentaram o projeto de pesquisa que trata-se do cuidado com as abelhas nas colméias, visado a integridade das mesmas. Apresentaram o Core Values, o desing do robô e realizaram rounds testes nas mesas. “A equipe foi muito bem e com isso teve uma boa colocação para o primeiro dia. No sábado, eles serão reavalidos pelos juízes. Agora, nós iremos trabalhar com foco em subir no ranking e garantir vaga no Nacional”, completa André Alcantara, técnico da equipe. Neste sábado (10/12), a equipe disputará os rounds finais e, a tarde, serão divulgadas as equipes campeãs.

Robótica no Sesi-DF

O Sesi-DF oferece a todos os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio a opção de fazer Robótica no contraturno. São aulas ministradas por proessores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. Durante esses econtros, as crianças e adolescentes aprendem brincando, por meio de uma forma de ensino inovadora.Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

As matrículas para o ano letivo 2017 no Sesi-DF estão abertas .Ao matricular o seu filho em uma das três escolas do Sesi no Distrito Federal, você pode optar por incluí-lo nas turmas de robótica, que são aplicadas no contraturno, no período da tarde.

Para outrasinformações, entre emcontatocom a Central de Atendimento, pelostelefones: (61) 3484-9617 parafalar no Sesi Gama; (61) 3487-8613, no SesiSobradinho; e (61) 3355-9559, no SesiTaguatinga.

Texto: Gabriela Soares

Foto: Moacir Evangelista e Cristiano Costa/SistemaFibra

Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria