Última etapa do torneio regional de robótica FLL acontece em março
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 19 Junho 2017 13:58
Passada a temporada de festas e confraternizações de final de ano, os alunos de Robótica do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) voltam as atenções para o Torneio Regional de Robótica da FIRST®LEGO®League (FLL), que terá a última etapa em março deste ano, em Blumenau (SC).
A disputa acontece nos dias 3 e 4 de março e garante aos vencedores vaga para a etapa nacional da competição, que será realizada no mesmo mês, em Brasília. O evento reúne as melhores equipes de todos os estados em uma competição acirrada em busca de oportunidade para a etapa internacional do torneio.
A Equipe Lego Field, do Sesi Gama, estará na cidade catarinense representando o Sesi-DF e vai apresentar o projeto que desenvolveu para o tema Animal Allies – a relação dos homens com os animais. Eles criaram uma plataforma que reúne voluntários para a criação de próteses para animais, de acordo com a limitação e necessidade dos pets.
Além do projeto de pesquisa, as equipes serão avaliadas quanto ao design do robô criado por eles; o desafio da mesa, em que os robôs devem realizar atividades de forma autônoma no tempo determinado; e o Core Values, categoria em que os alunos são avaliados quanto aos valores aprendidos na competição, como trabalho em equipe, respeito ao próximo, entre outros.
Delegação Sesi-DF
O Sesi-DF já classificou duas equipes que irá compor a delegação para a competição nacional. A equipe Bisc8, do Sesi Sobradinho, e a Albatroid, do Sesi Taguatinga. Ambas competiram na etapa regional, ocorrida nos dias 9 e 10/12, em Goiânia (GO) e Natal (RN), respectivamente. Após a última etapa do torneio regional, que será realizado em Blumenau (SC), o Sesi-DF já terá a relação completa das equipes que irão representa-lo no torneio nacional.
A equipe Bisc8 apresentou o aplicativo para celular que reúne informações relevantes e seguras sobre a saúde dos animais. “Nós chegamos à conclusão de que as pessoas não têm informações importantes e básicas para o bem-estar dos animais após realizamos uma pesquisa. Essa falta de conhecimento sobre a saúde dos cães pode comprometer a vida deles”, ressalta a componente da equipe, Júlia Alves Santos.
Já a equipe do Sesi Taguatinga, preocupada com a integridade das abelhas, desenvolveu um projeto para facilitar o trabalho dos apicultores com as anotações quando estiverem dentro dos apiários cuidando das colmeias. O projeto de pesquisa foi baseado em uma citação do físico e humanista Albert Einstein em que disse que "se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade teria apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas, não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana”.
Bom rendimento
As equipes de Robótica do Sesi-DF participaram de outras competições ao longo de 2016 em que obtiveram bons resultados e colocações de destaque, reafirmando a excelência do trabalho desempenhado pelo Sesi na modalidade com os alunos.
"O trabalho desenvolvido com a Robótica exige uma pesquisa escrita. Para isso, os alunos fazem a pesquisa de campo e a construção de planejamento para propor um produto viável. Tudo isso focado em apresentar ideias inovadoras e acessível às pessoas, para de fato resolver um problema existente", ressalta a coordenadora de Robótica do Sesi-DF, Elisângela Machado. Ela afirma que todo este trabalho reforça o aprendizado da sala de aula dos alunos de uma forma lúdica. “Para os nossos alunos, isso é muito importante, pois eles têm que pôr em prática tudo que aprenderam em sala de aula com os professores de Português, Matemática, Artes, Biologia e todas as outras disciplinas. Então, o conhecimento adquirido em sala de aula, perpassa os muros dá escola. Sempre com um olhar voltado para ajudar não só as pessoas, mas para mudar o Mundo", completa.
No Festival de Robótica que fez parte da programação da Olimpíada do Conhecimento – maior competição de educação profissional das américas, realizada em novembro de 2016, em Brasília - a equipe Albatroid, do Sesi Taguatinga, garantiu o primeiro lugar na categoria Projeto de Pesquisa e a Lego Field, do Sesi Gama, o terceiro lugar na classificação geral da competição.
Além disso, não só nos torneios da FLL as equipes do Sesi-DF vêm se destacando e ocupando posições altas em outras competições. Em agosto de 2016, os alunos do Sesi participaram da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). Alunos da unidade do Gama ganharam medalha de ouro e bronze na modalidade teórica, tendo como princípio “a robótica como uma ferramenta para ajudar a aprender”. Entre os vários participantes, a aluna Iane Lemos Sales conquistou medalha de Ouro Nacional e certificado de Mérito Estadual. Leandro Néry Freire de Sousa conquistou medalha de Bronze Nacional e certificado de Mérito. Já Júlia da Silva Gomes e Betina Machado Mourão receberam medalha de honra ao mérito e certificado de participação.
Além disso, a equipe do Sesi Taguatinga, composta pelos alunos Felipe Matias, Ana Carolina Naia e Ives Dijuran, garantiram o primeiro lugar em programação da competição. O evento acontece todo ano e usa a tecnologia como ferramenta para ampliar e estimular o conhecimento de crianças e jovens de escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros.
Robótica no Sesi-DF
O Sesi-DF oferece a todos os alunos do 6º ano ao Ensino Médio a opção de fazer Robótica no contraturno. São aulas ministradas por professores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. Durante esses encontros, as crianças e adolescentes aprendem brincando, por meio de uma forma de ensino inovadora. Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).
As matrículas para o ano letivo 2017 no Sesi-DF estão abertas. Ao matricular o seu filho em uma das três escolas do Sesi no Distrito Federal, você pode optar por incluí-lo nas turmas de robótica, que são aplicadas no contraturno, no período da tarde. Para outras informações, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones: (61) 3484-9617 para falar no Sesi Gama; (61) 3487-8613, no Sesi Sobradinho; e (61) 3355-9559, no Sesi Taguatinga.
Texto: Gabriela Soares
Foto: Cristiano Costa e Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)