Sesi Gama oferece Escola de Robótica para a comunidade

escola robotica corpo

A partir deste mês, jovens e adolescentes do Gama e região terão a oportunidade de participar da Escola de Robótica, atividade já oferecida pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) para os alunos matriculados na Rede Sesi de Educação e que tem colhido resultados surpreendentes desde a implementação do projeto, há cerca de cinco anos. As aulas são pagas e serão ministradas na unidade Sesi Gama, com dois encontros semanais e duração de 2 horas/aula. A Escola de Robótica é destinada a alunos que cursam do 6º ano à 1ª série do Ensino Médio.

A partir da metodologia Lego Educacional, os estudantes são apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados por eles próprios. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia.

“A Robótica proporciona, ainda, aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade pensar e propor soluções aos desafios encontrados no cotidiano. Ainda incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões”, explica a coordenadora de Robótica do Sesi-DF, Elisângela Machado.

Para tanto, os alunos serão orientados por professores de humanas e exatas, e terão acompanhamento psicológico. As aulas serão no vespertino, de 13h30 às 15h10, para a comunidade, e de 15h40 às 17h20, para alunos da instituição.

O Torneio de Robótica First Lego League (FLL)

Participar da Escola de Robótica também dá oportunidade ao jovem de se preparar e compor equipe para o Torneio de Robótica First Lego League (FLL). Trata-se de um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para cumprir as missões da mesa de competições em 2'30".

"O aprendizado por meio da Escola de Robótica, prepara o aluno não apenas para ser usuário de ferramentas tecnológicas, mas também para ser capaz de criar novas tecnologias e buscar soluções, usando os vários tipos de ferramentas. A Robótica faz este trabalho de forma racional e eficiente. Prova disso, são os bons resultados que apresentamos nas competições", salienta Elisângela.

A coordenadora se refere aos bons resultados obtidos pelo Sesi-DF em torneios da FLL, desde que o projeto Robótica entrou em vigor, há cinco anos. De lá pra cá, as equipes do Sesi-DF ocupam posições de destaque em todas as etapas do campeonato. 

Para se ter uma ideia, sem contar as demais escolas do Sesi-DF, somente as equipes do Sesi Gama já participaram de quatro torneios regionais, conquistando vagas para o nacional em três anos consecutivos. Já em 2016, foram além: os jovens alunos foram classificados para a etapa internacional da competição e embarcaram para Espanha, momento em que representaram o Brasil no Torneio FLL.

Interessados em matricular os filhos na Escola de Robótica do Sesi Gama devem comparecer à unidade, no endereço Área Especial 1/8 Setor Central. Mais informação no número: (61) 3484-9618/9617.

 

Texto: Gabriela Soares

Foto: Cristiano Costa e Moacir Evangelista/ Sistema Fibra

Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)