Blumenau recebe última etapa do Torneio Regional de Robótica FLL

Robotica Blumenau corpo materia CRI5459

A pequena cidade de Blumenau, em Santa Catarina, recebe, neste fim de semana (04 e 05/03) a última etapa do Torneio Regional de Robótica da Fisrt Lego League (FLL). São 26 equipes e cerca de 300 alunos vindos dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, representado pela equipe Legofield, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), unidade do Gama. 

Esta é a primeira vez que Blumenau recebe um torneio de robótica. Uma vitória na cidade catarinense garante à equipe vaga para a etapa Nacional do torneio, que será realizada em Brasília, também neste mês de março. A competição teve início na manhã deste sábado (04/03) e está sendo realizada no complexo Esportivo do Sesi de Blumenau-SC. 

Iniciando o dia, o primeiro momento contou com a apresentação das equipes, no tradicional High five – cumprimento com as mãos entre todas as equipes e juízes. Feito isso, foi hora de montar os PIT’S: local onde os membros da equipe apresentam ao público o projeto de pesquisa que realizaram para a competição. Hoje, os alunos também fizeram a primeira apresentação do projeto para os juízes, de forma privada, em sala de aula. Ao termino da apresentação, a equipe foi só elogios por parte dos juízes. “Sensacional! Assim que defino a apresentação da equipe. O que mais me encantou é que o site reúne pessoas que precisam de ajuda com quem quer ajudar, independente de onde elas estejam. Eu, de Santa Catarina, posso ajudar um cachorrinho em Brasília. O melhor de tudo é que não tem custo. Apenas do envio”, contou, encantada, a juíza do torneio Ingrid Cardoso.

Com o tema Animal alliens – relação dos homens e animais – a equipe brasiliense apresentou a plataforma que reúne voluntários a donos de animais que têm deficiência física ou dificuldade de locomoção. A ideia é que sejam produzidas próteses e órteses, totalmente gratuitas, para estes animais. Assim, eles terão de volta a liberdade de andar e correr, como um bichinho feliz. “Após realizar uma pesquisa de campo, percebemos que os animais deficientes ou com comprometimento na locomoção, não são os escolhidos nas feiras de adoção. Então, nossa ideia é devolver a este animal a oportunidade de andar sozinho, com o auxílio de uma prótese ou órteses, e que ganhem um lar”, conta a competidora da equipe, Ana Claudia Alves.

O projeto da equipe já vem dando resultados positivos. A plataforma possui mais de 150 pessoas cadastradas. Os alunos também já produziram 10 órteses para cachorros que apresentavam dificuldade de locomoção. O trabalho foi feito em parceria com alunos da Universidade de Brasília (UnB). “Não tem o que pague a alegria de ver o cachorrinho sair correndo quando a gente coloca a órtese com as rodinhas. Essa, sem dúvida, é a nossa maior conquista”, completa Wallesca Maysa, da equipe Legofield.

Além disso, durante a manhã do sábado as equipes fizeram os rounds testes dos robôs nas mesas de competição. Este é o momento que os alunos têm para fazer os ajustes finais antes dos rounds oficiais. No desafio da mesa, os robôs devem realizar as atividades de forma autônoma, com precisão e cautela. A equipe tem, no máximo 2min30 para realizar o máximo de tarefas que conseguir, como, por exemplo, resgatar animais de áreas alagadas e transportar um tubarão em um aquário. Já à tarde, a equipe realizou dois rouds oficiais e finalizou o dia em boa colocação.

Os alunos também foram avaliados na categoria Core Values, que trata do espírito de equipe, respeito ao próximo e companheirismo. São valores que norteiam a competição do início ao fim para garantir que todos aprendam, divirtam-se e respeitem todos os competidores, juízes, colegas de equipe e avaliadores.

Ao termino das provas, os competidores participaram da “festa da amizade”, momento de diversão e descontração para que os alunos de estados e cidades diferentes se conheçam, conversem e façam novas amizades.

Neste domingo (05/03), conheceremos as equipes vencedoras que participarão do Torneio Nacional de Robótica FLL, em Brasília, dia 17, 18 e 19/03.

 

Texto: Gabriela Soares

Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)