Sesi: Lars Grael inicia Semana de Vida Saudável

A Semana de Promoção de Vida Saudável – evento realizado pelo Sesi-DF até o fim da semana dentro de 14 indústrias da capital federal – foi aberta em grande estilo, ontem (31/8), com a palestra Valores do Esporte, realizada pelo medalhista olímpico Lars Grael, na sede da Fibra. Empresários, industriários e técnicos do Sistema Fibra tiveram a oportunidade de conhecer, em detalhes, a vida de superação e de perseverança do atleta que permaneceu em atividade mesmo após um grave acidente, ocorrido em 1998, em que perdeu um dos membros inferiores.

Durante a palestra, Lars ressaltou que os obstáculos encontrados na estrada de sua vida - e houve muitos, desde os problemas financeiros, dificuldade de patrocínio, mudanças de classes de vela, ida e vinda de parceiros, a doença terminal do pai durante uma Olimpíada, até o trágico acidente - foram vencidos por determinação e, principalmente, paixão por velejar. “Estes valores são importantes e não se aplicam apenas à prática esportiva, mas também à vida profissional, ou em qualquer atividade em grupo”.

Lars ressaltou que humildade, dedicação e foco são essenciais para aqueles que almejam um sonho, mesmo que não seja no mundo esportivo. “Eu diria que estes três valores permeiam uma atitude vencedora”, considerou. Contudo, o velejador reiterou dizendo que é tudo deve ser feito com ética, o denominado Fair Play no esporte.

Já sobre a atuação do Sesi, Lars ressaltou: “O Brasil é admirado hoje, fora do País, pela massa de trabalhadores da indústria que praticam esporte. Esse mérito só pode ser do Sesi”, disse.

A Semana de Promoção de Vida Saudável será realizada nos 26 estados e no Distrito Federal. Por aqui, as ações terão como base o Pentáculo do Bem-Estar, com foco no controle de estresse; alimentação saudável; relacionamento; comportamento preventivo e atividades físicas. Além do atendimento às empresas, a Semana reserva o dia 5/7, das 9h às 13h, para um mutirão de lazer no Parque da Cidade, que contará, também, com atividades físicas ao ar livre, orientações sobre qualidade de vida e até uma tenda com sucos saudáveis.  

O velejador

Lars Grael começou sua vida esportiva muito cedo. Seu pai era militar do Exército Brasileiro amante da educação Física e grande incentivador do desporto, por isto os Grael sempre gostaram de praticar esportes. Quando morou em Brasília, Lars frequentou as aulas de vela do Iate Clube e começou a competir de Optimist e Pinguim, em meados dos anos 70. Depois, foi como proeiro do irmão Torben, na classe Snipe, já morando em Niterói, que eles conquistaram os primeiros títulos de expressão: bicampeões brasileiros e Campeões Mundiais.

Mas foi no Tornado, o velocíssimo catamarã olímpico, que Lars mais títulos conquistou. Além das duas medalhas de Bronze, em Seoul 1988 e Atlanta 1996, ele ainda foi pentacampeão sul-americano, 10 vezes campeão brasileiro e campeão de tradicionais semanas de vela, como Kiel, na Alemanha, além de representar o Brasil também nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 (7º) e Barcelona 1992 (8º). Atualmente, Lars compete nas classes Star e Oceano, sempre conquistando títulos e se destacando nas raias. E, em fevereiro de 2009, após 11 anos do acidente, Lars Grael volta a integrar a Equipe Permanente de Vela Olímpica ao conquistar a Semana Pré-Olímpica em Porto Alegre.

Texto:
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa

Foto:
Fernando Bizerra BG/Press