Troca de livros incentiva o hábito da leitura em Sobradinho

feira do livro sesi senai sobradinho

O Sesi/Senai Sobradinho realizou uma feira troca de livros com a participação de alunos e empregados, na semana em que se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril). A iniciativa cumpriu o objetivo de incentivar o hábito da leitura a partir da troca de exemplares durante o evento. Ainda na ocasião, os estudantes fizeram apresentações musicais de artistas de Brasília, como Capital Inicial, Legião Urbana e Plebe Rude, além de declamar trechos de textos de Renato Russo e Cora Coralina. Cento e cinquenta e duas pessoas participaram da feira.

A atividade foi organizada pela equipe da biblioteca da unidade, com apoio da coordenação pedagógica e da direção. Eles se inspiraram na feira de troca de livros do Senai Gama que, em 2018, chegou à terceira edição. ““Trata-se de uma ação que deu certo. Assim, resolvemos replicá-la para promover e incentivar o hábito da leitura entre os alunos e funcionários da unidade, ao mesmo tempo em que divulgamos a biblioteca”, afirma a bibliotecária da unidade, Mônica Coelho.

feira dolivro sesisenai sobradinhoPara participar do troca-troca, durante duas semanas, a biblioteca recebeu doação de 171 livros. Cada título doado deu direito a um vale-livro. Leitora assídua, a estudante Vivian Martin, da 2ª série do Ensino Médio, trocou 25 livros na feira. “Eu faço coleção e é sempre bom conhecer novas histórias. A proposta da feira me deu a oportunidade de conhecer novos títulos sem gastar.” A jovem escolheu um exemplar de Cidades de Papel, do escritor John Green, para presentear uma amiga. “Nós trocamos livros e uma incentiva a outra a ler novos romances e a conhecer novos autores”, completa.

A feira não ficou restrita aos estudantes. Os funcionários da unidade também puderam trocar livros. A auxiliar de serviços gerais Fernanda Fernandes, por exemplo, trocou cinco livros por uma pequena coleção de gibis. “Escolhi esses por dois motivos. O primeiro é que eu gosto muito e, o segundo, é para incentivar meu filho de 11 anos a ler mais”, diz.

Além da troca de livros, os estudantes participaram do sarau com recital de poesias e apresentações musicais, com o intuito de homenagear Brasília por seus 58 anos, completados no último sábado (21). “Esta foi a forma que encontramos de homenagear a cidade e compartilhar conhecimento sobre a cultura local”, destaca a orientadora educacional Andrea Mascarenhas.

Orientação Profissional

A empresa Junior Achievement do Distrito Federal, parceira do Sesi-DF, levou à feira a palestra do consultor Marcos Rangel “Os robôs Vão Ocupar Meu Lugar?” - uma reflexão sobre as profissões do futuro e desenvolvimento profissional. Para isso, desenvolveu com as turmas da 3ª série o projeto "Conectado com o amanhã". A proposta foi oferecer aos estudantes informações sobre as competências necessárias para se inserir no mercado de trabalho.

Biblioteca

Neste mês, a biblioteca do Sesi/Senai Sobradinho completa um ano. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Além dos estudantes e empregados da unidade, o local fica aberto à comunidade para consulta aos títulos e acesso ao espaço. O acervo é composto de clássicos literários, como Dom Quixote, do espanhol Miguel de Cervantes, até livros voltados à qualificação profissional de áreas como administração, contabilidade e culinária. O espaço recebe, em média, 300 visitas por mês.

Histórico

Em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) adotou o dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em homenagem os espanhóis Miguel de Cervantes (1547–1616) e Josep Pla (1897–1981) e do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564–1616).

Galeria de imagens

Texto: Marcus Fogaça

Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra