Alunos do Sesi Gama visitam o Congresso Nacional
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 17 Mai 2018 10:43
Olhares atentos e curiosos. Foi assim que 40 alunos da 3ª série do Ensino Médio da unidade do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) chegaram ao Congresso Nacional na manhã desta segunda-feira (14). A saída pedagógica teve o objetivo de proporcionar uma visita in loco sobre as temáticas trabalhadas em sala de aula como política, artes e administração pública.
O órgão é o titular do Poder Legislativo Federal e o exerce por meio da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As casas são responsáveis por elaborar leis e fiscalizar as entidades da administração direta e indireta, com o auxílio do Tribunal de Contas da União.
As eleições de 2018, a política brasileira, os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o funcionamento dos processos e a construção de Brasília serão debatidos nas disciplinas de Geografia, de Atualidades, de Artes, de História, de Sociologia e de Matemática ao decorrer do ano letivo. Por isso, a atividade é considerada importante para contextualizar e criar proximidade com os temas.
Para o professor de Atualidades do Sesi Gama, Rafael Carvalho, alguns assuntos são complexos e a oportunidade de conhecer de perto como funciona o sistema enriquece a vida escolar e pessoal. “A intenção é explicar aos estudantes como são construídas as políticas públicas, a participação de cada estado dentro do parlamento e sobre o papel ético e de cidadania que os partidos devem ter”, afirmou.
Durante a visita guiada, os alunos acompanharam, por alguns minutos, as sessões que estavam sendo realizadas. No Senado, era uma sessão especial em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública da União, celebrado em 19 de maio. Já na Câmara, ocorria uma sessão solene em homenagem à Polícia Militar do DF.
Os alunos puderam conhecer o Salão Nobre, o Salão Verde, os plenários das duas casas, a Praça das Bandeiras, o Túnel do Tempo e as maquetes do espaço, além de apreciarem obras do Athos Bulcão, da Marianne Peretti e do Di Cavalcanti.
Atividade extracurricular
Visitas técnicas fazem parte da didática do Sesi-DF e complementam o conteúdo curricular. Segundo a professora de História da unidade do Gama Thereza Cristina Gomes, sair da rotina da sala de aula é essencial para ampliar o conhecimento dos alunos. “A visita ao Congresso Nacional, por exemplo, permite que os alunos mudem a forma de pensar, ao conhecer um pouco mais a realidade do nosso país, principalmente em um ano eleitoral, de mudanças na política brasileira.” A professora alertou, na ocasião, que o conteúdo apresentado nessa manhã poderá ser abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Programa de Avaliação Seriada (PAS).
A estudante Catharina Farias disse que a visita a ajudará em outubro, durante as eleições. Ela conta que, pela primeira vez, poderá votar. “Conhecer como funcionam os poderes será importante para que eu possa definir meus candidatos”, disse.
Ebep
Na Rede de Educação do Sesi-DF, o Ensino Médio é oferecido de duas formas: regular ou articulado com formação técnica, o projeto Ebep (Educação Básica Articulada com Educação Profissional). Quem escolhe a opção articulada faz um curso técnico, no turno contrário ao das aulas, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF). Os alunos matriculados na modalidade regular contam com plantão de dúvidas nos horários opostos aos das aulas.Na Rede de Educação do Sesi-DF, o Ensino Médio é oferecido de duas formas: regular ou articulado com formação técnica, o projeto Ebep (Educação Básica Articulada com Educação Profissional). Quem escolhe a opção articulada faz um curso técnico, no turno contrário ao das aulas, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF). Os alunos matriculados na modalidade regular contam com plantão de dúvidas nos horários opostos aos das aulas.
Os cursos técnicos são: Informática, Segurança do Trabalho, Administração, Manutenção Automotiva, Edificações, Comunicação Visual, Redes de Computadores e Cozinha.
Texto: Dayane dos Santos
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra