Formação profissional: teoria e prática para alunos do Vira Vida

curso operador de microcomputador senai dfA qualificação, a disposição para trabalhar em equipe, a responsabilidade e o comprometimento são diferenciais na hora de conseguir um emprego. É por isso que o Vira Vida, além de capacitar adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social, os ensina sobre postura no ambiente de trabalho. No DF, desde 2009, o programa formou em 12 turmas 670 alunos de 15 a 21 anos, dos quais 500 foram absorvidos pelo mercado de trabalho.

O objetivo principal do Vira Vida, programa criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), é a inserção socioprodutiva. Durante 16 meses, os participantes do programa frequentam aulas de educação básica, cursos de formação profissional e têm acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. No fim desse período, são encaminhados para estágios e empregos.

O projeto continua acompanhando os jovens durante os primeiros seis meses após o ingresso no mercado de trabalho. O monitoramento é feito por meio de visitas ao ex-aluno e do contato periódico com o supervisor dele no local de trabalho.

“O programa foi fundamental para meu crescimento como ser humano, pois me acolheu em um dos momentos mais difíceis. Hoje, eu posso dizer que subi no palco da minha vida”, diz Victor*, de 19 anos, egresso da 12ª turma, que se formou em setembro passado. Ele trabalha na Companhia Energética de Brasília (CEB) como atendente. Faz impressões de segunda via de contas, alteração de data de vencimento, atualização de cadastro, consulta de andamento de solicitações.

O jovem fez cursos de Operador de Computador, de Assistente Administrativo e de Recepcionista. “O que aprendi casa com a função que desempenho hoje. Tenho contato direto com o público e os mecanismos de trabalho são os mesmos que os professores me ensinaram.”

A turma de Victor teve 91 estudantes – 67 estão em estágio ou em emprego em outros parceiros além da CEB: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Banco de Brasília, Banco do Brasil, Latam, Jorlan, Viação Pioneira e Raia Drogasil.

Também egressa da 12ª turma, Isabela*, de 18 anos, saiu do programa com o Ensino Fundamental completo e cursos de Operador de Microcomputador, de Modelagem e de Eletricista Instalador Residencial. Ainda no ano passado, foi selecionada para trabalhar na companhia aérea Latam como vendedora. “O meu sonho é ser comissária de bordo. Vou continuar estudando para isso, pois o primeiro passo, com a ajuda do Vira Vida, foi dado”, conta, sorridente.

Palestras e oficinas sobre temas como ética profissional, processo seletivo e entrevista fazem parte das atividades do Vira Vida. “Fazemos uma análise e traçamos o perfil da turma, de acordo com as profissões que eles almejam. E, assim, trazemos profissionais para contar da experiência de carreira”, explica a técnica de Empregabilidade do programa no DF, Thalita Cardoso. Em 2019, terá início a 13ª turma.

Para tirar dúvidas sobre o projeto e saber como contratar egressos do Vira Vida, entre em contato pelo telefone (61) 3484-2310.

*Nomes fictícios.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra